metropoles.com

Gleisi: “Só falta o Banco Central se tocar” e retomar o corte de juros

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, celebrou dados de emprego com carteira assinada no Brasil e cobrou retomada do ciclo de corte de juros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
A presidente do PT e membro da equipe de transição do governo Lula, Gleisi Hoffman, discursa diante de microfone no CCBB - Metrópoles
1 de 1 A presidente do PT e membro da equipe de transição do governo Lula, Gleisi Hoffman, discursa diante de microfone no CCBB - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulga o novo patamar da taxa básica de juros, a Selic, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, cobrou a retomada do ciclo de cortes. A principal aposta é que a taxa será mantida nos atuais 10,50% ao ano.

Gleisi celebrou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na terça-feira (30/7) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o levantamento, em junho de 2024, o Brasil criou 201,7 mil vagas de emprego formal (com carteira assinada), encerrando o primeiro semestre com saldo de 1,3 milhão de empregos.

“Agora falta só o Banco Central se ligar e retomar o processo de redução de juros e parar de sabotar a economia e o desenvolvimento do país”, postou Gleisi nas redes sociais, nesta quarta-feira (31/7).

A presidente do PT tem sido a principal vocalizadora da insatisfação do governo Lula (PT) com o atual patamar da Selic. Ao lado do presidente da República, ela dispara críticas contra o atual titular da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra em dezembro.

A previsão do mercado financeiro é a de que a Selic termine 2024 em 10,50% ao ano, patamar no qual se encontra. Isso quer dizer que, para os analistas consultados pelo BC, ela não será mais reduzida em 2024 pelo Banco Central. Para 2025, a taxa ficou em 9,50%, e para 2026 e 2027, seguiu inalterada em 9%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?