metropoles.com

Gleisi sai em defesa de Glauber Braga e critica processo de cassação

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu dar seguimento ao processo contra Glauber Braga

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Gleisi Hoffmann PT
1 de 1 Gleisi Hoffmann PT - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, se manifestou nesta quinta-feira (12/9) contra o processo instaurado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que pode cassar o mandato de Glauber Braga (PSol-RJ).

Nessa quarta (11/9), o colegiado aprovou o primeiro parecer produzido pelo relator do caso, Paulo Magalhães (PSD-BA), pela continuidade das investigações.

“Em cinco oportunidades, no mínimo, o mesmo militante da juventude fascista (MBL) atacou Glauber Braga e seus familiares. Da última vez o deputado respondeu, expulsando da Câmara o moleque que ofendeu e humilhou sua mãe. Ela estava doente e dias depois veio a falecer”, escreveu Gleisi na rede BlueSky, para onde migrou após a suspensão do X no Brasil.

A deputada se posicionou contra o seguimento do processo e afirmou que lutará contra ele. “A única coisa desproporcional aqui é o Conselho de Ética dar prosseguimento ao processo que pode cassar o parlamentar, enquanto deixa passar violações sérias feitas por diversos bolsonaristas”, destacou.

Entenda o processo

A representação contra Glauber foi apresentada pelo Partido Novo, e pede que o deputado perca o mandato por agressão contra um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL).

Glauber terá 10 dias para apresentar uma defesa escrita no processo. Depois, em até 40 dias, é realizada a etapa de instrução probatória, com entrega de documentos e oitiva de testemunhas de ambos os lados. O representado pode convidar até oito testemunhas de defesa.

O Novo alega que o carioca teria quebrado o decoro parlamentar ao retirar um militante do MBL da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o deputado empurrou e deu pontapés para retirar Gabriel Costenaro do espaço da Câmara depois de ter sido provocado verbalmente pelo militante.

Durante a defesa, Glauber mais uma vez repetiu que a sua cassação seria articulada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), com quem já discutiu em diferentes ocasiões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?