metropoles.com

Gleisi rebate críticas de governadores a projeto sancionado por Lula

Governadores criticam vetos de Lula ao projeto que trata da dívida dos estados com a União, aprovado pelo Congresso no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O presidente eleito Lula discursa ao lado da presidente do PT e membra da equipe de transição, Gleisi Hoffmann. Ele fala à imprensa - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito Lula discursa ao lado da presidente do PT e membra da equipe de transição, Gleisi Hoffmann. Ele fala à imprensa - Metrópoles - Foto: Reprodução

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi às redes sociais defender a sanção presidencial do projeto de lei sobre a dívida dos estados com a União. Ela chamou as críticas feitas por governadores de “injustas, oportunistas e demagógicas”.

“Zema, Castro e Leite, que fizeram os ataques recentes, participaram diretamente das negociações com a Fazenda, assim como Tarcísio e Caiado, e foram atendidos em tudo que era possível e razoável. Mas preferem fazer politicagem ao invés de pensar na população de seus estados”, afirmou Gleisi.

O que aconteceu:

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de repactuação das dívidas dos estados na última terça (14/1) e vetou alguns trechos do texto aprovado pelo Congresso Nacional.
  • Os trechos vetados, de acordo com o governo federal, poderiam gerar impacto primário nas contas públicas — ou seja, poderiam reduzir as receitas ou aumentar as despesas do governo federal de forma direta.
  • Governadores criticam as alterações feitas na proposta, que foi articulada pelos entes federativos junto ao Ministério da Fazenda e ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional e autor do texto.

O Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) prevê que os estados podem renegociar as dívidas com juros reduzidos, além de escolher parcelar os débitos em até 30 anos.

A possibilidade de Lula vetar trechos do projeto tinha sido antecipada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o ministro, o presidente foi aconselhado pelos colegas da Esplanada para vetar as partes que impactariam as contas públicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?