metropoles.com

Gleisi pede doações a Cuba, em meio à crise de energia e furacão

Cuba passa por crise de energia e também foi atingida pelo furacão Oscar. Presidente do PT, Gleisi disse que país sempre ajudou o Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Gleisi Hoffmann PT
1 de 1 Gleisi Hoffmann PT - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pediu nesta quarta-feira (23/10) doações a Cuba, que passa por uma crise de energia e também foi atingida pelo furacão Oscar, que deixou seis vítimas.

Em mensagem nas redes sociais, ela citou o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha, que chamou de “cruel”, e disse que o povo cubano “sempre deu a mão” ao Brasil.

“Cuba precisa urgente de solidariedade ativa, em meio a uma grave crise de energia e a passagem de um furacão devastador. Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil. É hora de retribuir com doações de alimentos, roupas, dinheiro, o que for possível. E nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”, escreveu ela.

Ao todo seis pessoas morreram durante a passagem do furacão Oscar por Cuba. Parte da população continua sem eletricidade em meio a um apagão nacional na ilha.

Havana chegou a declarar uma “emergência energética” na última sexta-feira (18/10), após a desconexão total de seu sistema de eletricidade. Na manhã de terça-feira (22/10), o presidente Miguel Díaz-Canel informou que a eletricidade havia sido restaurada para 70% da população.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?