Gleisi pede doações a Cuba, em meio à crise de energia e furacão
Cuba passa por crise de energia e também foi atingida pelo furacão Oscar. Presidente do PT, Gleisi disse que país sempre ajudou o Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pediu nesta quarta-feira (23/10) doações a Cuba, que passa por uma crise de energia e também foi atingida pelo furacão Oscar, que deixou seis vítimas.
Em mensagem nas redes sociais, ela citou o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha, que chamou de “cruel”, e disse que o povo cubano “sempre deu a mão” ao Brasil.
“Cuba precisa urgente de solidariedade ativa, em meio a uma grave crise de energia e a passagem de um furacão devastador. Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil. É hora de retribuir com doações de alimentos, roupas, dinheiro, o que for possível. E nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”, escreveu ela.
Ao todo seis pessoas morreram durante a passagem do furacão Oscar por Cuba. Parte da população continua sem eletricidade em meio a um apagão nacional na ilha.
Havana chegou a declarar uma “emergência energética” na última sexta-feira (18/10), após a desconexão total de seu sistema de eletricidade. Na manhã de terça-feira (22/10), o presidente Miguel Díaz-Canel informou que a eletricidade havia sido restaurada para 70% da população.
También chequeamos la recuperación del sistema electroenergético, restablecido en más de un 70% en el país con posibilidades de continuar avanzando. Instruimos priorizar las acciones en las provincias más atrasadas y revertir con prontitud las afectaciones del huracán.
(5/6)
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) October 22, 2024