Gleisi não será ministra para “não desmontar” PT, afirma Lula
Lula confirmou nesta sexta-feira (2/12) que Gleisi Hoffmann, presidente do PT, não irá assumir nenhum ministério neste momento
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta sexta-feira (2/12), que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, não será ministra de Estado.
“Eu achei que é importante não desmontar o partido. É muito importante manter o PT se organizando, se fortalecendo. E tem outras pessoas que podem representá-la dignamente no governo”, disse Lula, em entrevista coletiva na sede do gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Lula afirmou que o fato de tirar Hoffmann da lista de “ministeriáveis” é o reconhecimento do papel ela na organização política do PT.
“Eu disse para a Gleisi que ser presidente desse partido hoje é tão ou mais importante do que ser qualquer ministro. E ela vai ter muito trabalho. Certamente, mais trabalho que qualquer ministro, porque não é fácil ser presidenta de um partido como o PT, cheio de discussões, cheio de divergências e ao mesmo tempo cheio de vontade”, explicou.
Além de ter descartado ter Gleisi como ministra, Lula disse que 80% de seu ministério futuro já está na cabeça.
“Eu, no fundo no fundo, já tenho 80% do ministério na cabeça”, disse o petista. ” Mas não quero construir um ministério para mim, mas sim junto com as forças políticas que nos ajudaram a vencer a eleição”, completou ele, dizendo que as conversas com partidos seguem até a semana que vem.
Outros ministérios
Na coletiva feita no CCBB, Lula confirmou que serão montados ministérios da Pesca e da Mulher, mas não citou nomes.
Perguntado sobre o Ministério da Defesa, também negou que tenha escolhido alguém.
“Eu vou pra casa hoje, vou ver se dá tempo de assistir pelo menos 2º tempo do jogo, vou descansar sábado. Domingo volto. E se tiver que anunciar, eu anuncio pra vocês. Não posso dar passo para frente e voltar para trás. Então, não tenho pressa”, desconversou.