metropoles.com

Gleisi diz que PT esperava mais prefeitos, mas vê “reconstrução”

O PT elegeu prefeitos em 252 cidades nas eleições municipais de 2024, bem atrás do Centrão, mas Gleisi Hoffmann vê motivos para comemorar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gleisi Hoffmann
1 de 1 Gleisi Hoffmann - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR), falou sobre uma reconstrução do partido, nesta segunda-feira (28/10), ao comentar os resultados das eleições municipais de 2024.

Gleisi avaliou, em pronunciamento a jornalistas na sede do PT em Brasília, que o partido sofreu com a crise política de 2013, que acabou culminando com o impechment da então presidente Dilma Rousseff (PT) dois anos depois. “Uma crise que ainda tem seus efeitos hoje, embora já tenha arrefecido um pouco o que foi em 2020, quando tinha muito mais ação contrária à nossa liderança, inclusive de violência física. Ainda assim a gente sente muito essa desconstrução do partido. Por isso que, na nossa avaliação, há um processo de reconstrução do partido nas eleições municipais”, disse a parlamentar.

O levantamento do Metrópoles indica que o PT conquistou 252 prefeituras, dos 5.520 municípios que tiveram os resultados das urnas eletrônicas oficializados pelo TSE, considerando o primeiro e o segundo turno.

Gleisi Hoffmann reforçou que ter o governo federal, como é o caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como cabo eleitoral não significa que o partido conseguirá um número maior de prefeituras.

“É óbvio que, por ter a presidência da República, havia uma expectativa do PT ter números maiores do que tem. Eu diria que até uma expectativa mais externa do que interna. Mas havia essa expectativa. E isso mostra que o fato de você ter o governo federal não quer dizer que você vai ter vitórias nas eleições municipais. Assim como você ter a maioria dos prefeitos nos municípios não significa que você vai ser derrotado nas eleições nacionais”, enfatizou a presidente do PT, lembrando que Lula venceu opleito nacional em um momento de fraqueza do PT no cenário municipal.

No segundo turno, o PT enfrentou diretamente candidatos do PL, de Jair Bolsonaro, em que a prefeitura foi conquistada pelo vencedor voto a voto. Como é o caso de Fortaleza (CE), onde Evandro Leitão (PT) conquistou a prefeitura com 716.133 votos, conquistando 50,38% dos votos válidos, contra os 705.295 votos de André Fernandes (PL).

O PL, porém, acabou a eleição vencendo em 4 capitais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?