metropoles.com

Gleisi diz que mercado “odeia Lula” e fala em “explosão de juros”

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann reagiu à pesquisa Quaest que apontou má avaliação do governo Lula entre agentes do mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
lula gleisi niver pt
1 de 1 lula gleisi niver pt - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu nesta quarta-feira (4/12) à pesquisa Genial Quaest, que apurou que 90% do mercado financeiro têm avaliação negativa do governo Lula (PT). Outros 7% consideram a administração federal regular, e 3%, positiva.

“Quaest faz pesquisa para mostrar que os agentes do mercado odeiam Lula, mesmo abocanhando 6% do PIB em juros da dívida pública (quatro anos de Bolsa Família), num governo em que o Ibovespa já cresceu mais de 20% e suas ações da Petrobrás valorizaram 140%, com o PIB crescendo 3% dois anos seguidos”, escreveu Gleisi no X.

Em seguida, ela afirmou que são as expectativas do mercado que fazem “explodir os juros e disparar o dólar”.

“Com esses dados na mão e explicando que as ‘expectativas’ dessa gente é que fazem explodir os juros e disparar o dólar, seria legal a Quaest fazer pesquisa sobre o que a população pensa do mercado e seus agentes”, completou.

O patamar de avaliação do governo pelo mercado financeiro é o mesmo do levantamento realizado em março de 2023, mas demonstra piora constante após bater, em julho de 2023, os 44% de negativo. Na última divulgação de março deste ano, 64% consideravam o governo negativo. De lá para cá, houve uma piora considerável.

Apesar da má avaliação do governo, segundo a pesquisa, o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é bem avaliado. Ele tem 24% de negativo, 35% de regular e 41% de positivo. Ainda assim, o índice de aprovação está em queda na comparação com a última avaliação, em março deste ano. O ministro chegou a ter 65% de positivo em julho de 2023.

A condução da política econômica pelo governo é avaliada como 96% errada pelo mercado. Assim, a perspectiva da economia para os próximos 12 meses é de piora para 88%. Há 10% que acreditam que vai ficar do mesmo jeito, e só 2% acreditam em uma melhora.

O resultado aparece em um cenário de questionamentos do mercado financeiro à condução da economia pelo governo federal e disparada do dólar. Um dos motivos do mau humor é o pacote de gastos apresentado pelo governo para economizar R$ 70,5 bilhões em dois anos. Integrantes do mercado consideram que as medidas são insuficientes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?