Gleisi diz que mercado “odeia Lula” e fala em “explosão de juros”
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann reagiu à pesquisa Quaest que apontou má avaliação do governo Lula entre agentes do mercado
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu nesta quarta-feira (4/12) à pesquisa Genial Quaest, que apurou que 90% do mercado financeiro têm avaliação negativa do governo Lula (PT). Outros 7% consideram a administração federal regular, e 3%, positiva.
“Quaest faz pesquisa para mostrar que os agentes do mercado odeiam Lula, mesmo abocanhando 6% do PIB em juros da dívida pública (quatro anos de Bolsa Família), num governo em que o Ibovespa já cresceu mais de 20% e suas ações da Petrobrás valorizaram 140%, com o PIB crescendo 3% dois anos seguidos”, escreveu Gleisi no X.
Em seguida, ela afirmou que são as expectativas do mercado que fazem “explodir os juros e disparar o dólar”.
“Com esses dados na mão e explicando que as ‘expectativas’ dessa gente é que fazem explodir os juros e disparar o dólar, seria legal a Quaest fazer pesquisa sobre o que a população pensa do mercado e seus agentes”, completou.
O patamar de avaliação do governo pelo mercado financeiro é o mesmo do levantamento realizado em março de 2023, mas demonstra piora constante após bater, em julho de 2023, os 44% de negativo. Na última divulgação de março deste ano, 64% consideravam o governo negativo. De lá para cá, houve uma piora considerável.
Apesar da má avaliação do governo, segundo a pesquisa, o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é bem avaliado. Ele tem 24% de negativo, 35% de regular e 41% de positivo. Ainda assim, o índice de aprovação está em queda na comparação com a última avaliação, em março deste ano. O ministro chegou a ter 65% de positivo em julho de 2023.
A condução da política econômica pelo governo é avaliada como 96% errada pelo mercado. Assim, a perspectiva da economia para os próximos 12 meses é de piora para 88%. Há 10% que acreditam que vai ficar do mesmo jeito, e só 2% acreditam em uma melhora.
O resultado aparece em um cenário de questionamentos do mercado financeiro à condução da economia pelo governo federal e disparada do dólar. Um dos motivos do mau humor é o pacote de gastos apresentado pelo governo para economizar R$ 70,5 bilhões em dois anos. Integrantes do mercado consideram que as medidas são insuficientes.