metropoles.com

Gleisi defende visita de Maduro ao Brasil: “Venezuela é grande país”

Governo federal foi alvo de críticas após Lula receber Maduro para reunião nesta segunda-feira (29/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Maduro e Lula
1 de 1 Maduro e Lula - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

No dia em que o governo federal foi alvo de intensas críticas por receber o presidente venezuelano Nicolás Maduro, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais para defender o país vizinho.

“Foram solidários conosco quando Bolsonaro negou oxigênio para hospitais de Manaus. Querem retomar o comércio e a integração sul-americana. Sofrem mais de 900 sanções dos EUA num momento em que até a oposição de lá demitiu o falso ‘presidente’ Guaidó, reconheceu o processo eleitoral e disputará o governo em 2024”, destacou Gleisi.

A deputada federal citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para afirmar que “há muito preconceito” contra a Venezuela, que ela considera “um grande país”. Gleisi também ressaltou que Lula já se encontrou com chefes de estado de 31 países “dos mais variados regimes políticos”.

Veja a publicação:

gleisi hoffmann venezuela

Depois de reunião entre os presidentes nesta segunda-feira (29/5), Lula lembrou que, há oito anos, Maduro não vinha ao Brasil. Nessa perspectiva, o mandatário brasileiro classificou o encontro entre os dois como “momento histórico”, de “volta da integração”.

“A Venezuela sempre foi um parceiro para o Brasil. Por equívocos, Maduro ficou muito tempo sem vir ao Brasil, e a gente sem ir lá. Tínhamos uma relação comercial de praticamente R$ 6 bilhões. Isso é ruim para a Venezuela e ruim para o Brasil”, disse Lula.

“É um prazer te receber aqui outra vez”, afirmou o petista. E qualificou Juan Guaidó – líder da oposição venezuelana e que chegou a se autoproclamar presidente do país – como um “impostor”. “Eu fiquei sabendo que a Venezuela tinha um reserva de ouro em Londres, e que essa reserva de ouro foi colocada sob a guarda de Guaidó. Um impostor como presidente da República, porque não aceitaram o presidente eleito”, discursou Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?