1 de 1 Lula foto colorida de Gleisi Hoffmann PT - Metrópoles
- Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais nesta quarta-feira (17/7) defender o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, das recentes críticas disparadas contra o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Os ataques mentirosos da rede bolsonarista ao ministro @Haddad_Fernando são mais uma prova de que a economia do país vai melhorando, e isso deixa a oposição apavorada”, escreveu ela, que também pontuou que não houve acréscimo da carga tributária.
Em seguida, Gleisi mandou um recado a Haddad, com quem já teve rusgas nos bastidores: “Siga firme nesse rumo”.
Os ataques mentirosos da rede bolsonarista ao ministro @Haddad_Fernando são mais uma prova de que a economia do país vai melhorando, e isso deixa a oposição apavorada. Como lembrou o vice Geraldo Alckmin, a carga tributária está é caindo. E a arrecadação cresce por dois motivos:…
Uma onda de memes negativos ao titular da Fazenda invadiu as redes sociais nas últimas semanas. Em reação, perfis de esquerda postaram no X a tag “Haddad é outro nível”, na tentativa de defender o ministro.
4 imagens
1 de 4
Haddad é exibido como “craque do jogo” em associação de matéria sobre a reforma tributária
Reprodução/X
2 de 4
Memes usam estética similar à dos detratores do ministro da Fazenda, fazendo sátiras de filmes famosos, como O Exterminador do Futuro e Curtindo a Vida Adoidado
Reprodução/X
3 de 4Reprodução/X
4 de 4
Também já há postagens colocando Haddad como presidenciável em 2030
Com foco no ex-queridinho do mercado financeiro dentro do governo, a oposição passou a explorar memes e figurinhas de WhatsApp que colocam Haddad na posição de aumentador de impostos, em razão de medidas como a taxação das encomendas internacionais, as populares “comprinhas”, e também de mudanças na reforma tributária.
Entre as brincadeiras, que furaram a bolha da direita e passaram a ser também compartilhadas em redes de esquerda, aparecem “Taxad”, “Zé do Taxão” e “Taxa Humana”.
12 imagens
1 de 12
Fazendo uma releitura do clássico filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma, de José Mojica Marins, o Zé do Caixão é trocado pelo “Zé do Taxão”
Reprodução
2 de 12
Em outra brincadeira com um clássico do cinema, Taxi Driver, de Martin Scorsese, vira Taxe Driver
Reprodução
3 de 12
Haddad é apresentado como o super-herói “Taxa Humana”
Reprodução
4 de 12
Haddad é exibido novamente como super-héroi
Reprodução
5 de 12
Fernando Haddad é alvo de piada sdobre criação de impostos
Reprodução
6 de 12Reprodução
7 de 12
Meme mostra Haddad na capa do disco de Bob Marley "Tribute"
Reprodução
8 de 12
Meme elaborado pela equipe do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP)
Reprodução
9 de 12
Haddad retratado como o bebê-sol de “Teletubbies”, que dá bom dia ao público
Reprodução
10 de 12
Haddad em quadro de TV “Fala que eu te taxo”, uma sátira do popular programa “Fala que eu te escuto”, onde telespectadores dão testemunhos de fé
Reprodução
11 de 12
Haddad em participação fictícia no programa de entrevistas de Marília Gabriela
Reprodução
12 de 12Reprodução
A associação lembra a “Martaxa”, alcunha recebida pela petista Marta Sulplicy, quando, na Prefeitura de São Paulo, nos anos 2000, a política criou as taxas do lixo e fez acréscimos em outros impostos locais. O apelido foi um obstáculo no caminho de Marta à reeleição.