Giro de senadores pelo RS terá visita a hospital, abrigo e governador
Comissão temporária de senadores acompanha medidas de socorro ao RS e vai se reunir com autoridades locais
atualizado
Compartilhar notícia
A comissão temporária de senadores que acompanha as medidas de enfrentamento à calamidade no Rio Grande do Sul causada pelas fortes chuvas e enchente visita o estado nesta quinta-feira (23/5).
A previsão é de que os parlamentares cheguem à Base Aérea de Canoas (RS) por volta das 10h30 e serão recebidos pelos prefeitos de Canoas, Jairo Jorge (PSD), e de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT).
Os senadores se deslocam, então, para o hospital de campanha de São Leopoldo (RS), para visitar os pacientes e conhecer a estrutura do local. Os congressistas pretendem visitar também os desalojados pelas enchentes no abrigo montado no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas.
Após o almoço, os senadores se reúnem com o governador Eduardo Leite (PSDB) e com ex-governadores do Rio Grande do Sul na base área. O retorno a Brasília está previsto para o fim do dia.
“[O governador] vai nos dar a devida importância que esse evento merece, porque ouvir o Executivo é fundamental, ouvir o Judiciário é fundamental, mas ouvir o Congresso também é fundamental”, explicou o senador Paulo Paim, presidente da comissão.
“A situação obriga uma ação rápida do Executivo, o presidente Lula está fazendo a sua parte, Eduardo Leite está fazendo a sua parte, os prefeitos estão fazendo a sua parte e o Congresso também”, continuou.
Participam da viagem os senadores: Paulo Paim (PT-RS), presidente do colegiado; o relator Hamilton Mourão (Republicanos-RS); o vice-presidente Ireneu Orth (PP-RS); Jorge Kajuru (PSB-GO); Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); Leila Barros (PDT-DF) e Esperidião Amin (PP-SC).
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) também participa da comissão, mas teve um imprevisto e precisará ir a Sergipe. O colegiado remarcou as diligências devido à viagem do presidente Lula na última semana ao estado, para fazer anúncios de socorro à população.