Girão quer Alexandre de Moraes em audiência pública no Senado
Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado aprovou requerimento para audiência pública com o ministro do STF Alexandre de Moraes
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (14/8), um requerimento para fazer uma audiência pública que tem, entre os convidados, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O documento foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE). O tema da audiência pública será “ética nas relações entre o poder público e as redes sociais, em especial o Poder Judiciário”.
Além de Moraes, Girão também sugere convidar:
- Dr. Airton Vieira, juiz instrutor do STF;
- Eduardo Tagliaferro, perito criminal;
- Rodrigo Constantino, jornalista;
- representante da Revista Oeste;
- Paulo Figueiredo, economista e ex-comentarista da Jovem Pan.
O requerimento foi aprovado depois da divulgação de reportagem da Folha de S. Paulo que afirma que Moraes impôs, de forma não oficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas no inquérito das fakes news no Supremo Tribunal Federal (STF), durante e após as eleições de 2022.
“A violação de direitos individuais se utilizando de meios digitais como se assemelha ter acontecido no presente caso fere diretamente as questões éticas, a regulamentação e o controle (matérias afetas a essa CCDD) tão necessários aos meios de comunicação e como eles devem ser utilizados, principalmente quando esses estão ligados à um inquérito que em tese deveria combater práticas nocivas à responsabilidade no meio digital”, argumenta Girão no requerimento.