metropoles.com

Gilmar Santos e sua trajetória de pastor “milagreiro” a lobista no MEC

Pastor fez carreira religiosa com foco em milagres e conversão de multidões, com igreja até no Japão. Em paralelo, é próximo de políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Insgram
pastor gilmar santos mec gabinete paralelo goias (2)
1 de 1 pastor gilmar santos mec gabinete paralelo goias (2) - Foto: Insgram

Goiânia – O pastor goiano Gilmar Santos, da Assembleia de Deus, ficou bastante conhecido no Brasil nas últimas semanas por supostamente fazer parte de um “gabinete paralelo” no Ministério da Educação, que teria influência nas escolhas das cidades que recebem verba federal.

Acontece que no meio evangélico, Gilmar Santos, de 62 anos, já é bastante conhecido há décadas. Casado com uma pastora (Raimunda Santos, mais conhecida como Raimundinha), ele tem 38 anos de carreira na vida religiosa. O pastor ficou famoso por ter pregações focadas em curas milagrosas e na conversão em massa de fiéis. As sessões eram gravadas e vendidas.

“São centenas de paralíticos que tem deixado cadeiras de rodas, muletas; cegos, mudos, surdos, todos curados e sendo ainda testados diante de todo o povo”, diz trecho da biografia do pastor Gilmar, publicada no extinto site do atual deputado federal e pastor Abilio Santana, mas republicada em blogs evangélicos.

6 imagens
Pastor Gilmar era chamado de "pregador de multidões"
Pastor Gilmar é evangélico da Assembleia de Deus
Conhecido no meio evangélico, pastor Gilmar é próximo de Bolsonaro
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao lado do pastor Gilmar Santos, da Assembleia de Deus
Pastor Gilmar Santos gravou vídeo agradecendo apoio de fiéis
1 de 6

Pastor Gilmar faz profecia para pastor Marco Feliciano

Reprodução/Youtube
2 de 6

Pastor Gilmar era chamado de "pregador de multidões"

Insgram
3 de 6

Pastor Gilmar é evangélico da Assembleia de Deus

Instagram
4 de 6

Conhecido no meio evangélico, pastor Gilmar é próximo de Bolsonaro

Instagram
5 de 6

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao lado do pastor Gilmar Santos, da Assembleia de Deus

Reprodução/Instagram
6 de 6

Pastor Gilmar Santos gravou vídeo agradecendo apoio de fiéis

Instagram

Sobrenatural

Em um culto para 80 mil pessoas em São Luís do Maranhão nos anos 1990, quase 1 mil pessoas teriam se convertido à religião evangélica na mesma noite, segundo a biografia. Em um áudio de uma pregação antiga, ele é apresentado como “o pregador das multidões”.

Ainda em relação às curas, durante a pregação, alguns fiéis teriam “vomitado cânceres e obras de feitiçaria”. Até a roupa do pastor teria sido alvo dos vômitos, de acordo com a biografia.

Nesse texto sobre o pastor Gilmar, é dito que ele é conhecido também por outros nomes, como profeta de Deus, arauto das últimas horas e “A Trombeta de Deus”.

A Assembleia de Deus é da vertente evangélica chamada Pentecostal, que considera algumas manifestações sobrenaturais, que são atribuídas ao Espírito Santo.

Expansão e influência

Gilmar Santos já pregou em todas as unidades da federação. Ele é uma figura sempre presente em um famoso congresso evangélico, que reúne fiéis de todo o país, o Gideões Missionários da Última Hora, que acontece todo ano em Camboriú, Santa Catarina.

As pregações se estenderam para outros países, com destaque para Maputo, em Moçambique, e Hamamatsu, no Japão, onde há uma igreja do Ministério Cristo Para Todos, criada há anos pelo pastor em Goiânia (GO), com sede no Jardim América, bairro mais populoso da capital goiana.

A denominação Assembleia de Deus é fracionado em uma porção de ministérios e convenções, que não tem relação entre si necessariamente.

Em 2002, Gilmar Santos decidiu expandir sua carreira religiosa e criou a Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (CONIMADB), da qual ele é sócio único e é a segunda maior de Goiás, nas palavras dele, em pregação de 2012. Essas convenções recebem porcentagens dos dízimos e ofertas das igrejas filiadas.

Presente em Brasília

Com grande presença na vida religiosa, Gilmar acabou enveredando em contatos com o meio político. Goiás, onde funciona a base da carreira do pastor, é conhecido por ter figuras do meio religioso, em especial evangélicos, se destacando na política.

No estado, que foi nascedouro de várias igrejas pentecostais e neopentecostais de renome, são vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais e até senadores que dizem representar os evangélicos. As bancadas evangélicas ou religiosas estão sempre presentes nas casas legislativas. O grupo tem peso significativo.

Para se ter ideia, atualmente, dos três senadores por Goiás, dois são identificados claramente como evangélicos: Luiz do Carmo (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD).

Nesse contexto, é usual a circulação de pastores no meio político. A influência de pastor Gilmar Santos em Brasília é um indicativo disso. Ele tem livre trânsito na capital federal. Em Goiás, entre outros, o pastor tem ligação com um político evangélico conhecido: o atual deputado federal João Campos (Republicanos).

Áudio

Em áudio revelado pela Folha de S. Paulo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que privilegia pedidos de amigos do pastor Gilmar, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Pelo menos três prefeitos alegam que receberam pedidos de propina do pastor Arilton Moura, assessor direto de Gilmar na CONIMADB.

Gilmar Santos é uma figura bastante presente dentro do Governo Federal e na vida política de Brasília. Não é difícil encontrar registros dessa presença na internet. Com o deputado federal João Campos, inclusive, o pastor se encontrou com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Pastor Gilmar se reuniu também com a ministra de Direitos Humanos Damares Alves em agosto de 2019. Teve reunião com Arilton e Bolsonaro em outubro do mesmo ano. Nova audiência com o presidente um ano depois. Almoço com o embaixador de Israel em dezembro de 2020. Reunião com prefeitos e ministro da Educação em abril de 2021. Parte desses encontros são divulgados em sites evangélicos, como o Diário Pentecostal.

Histórico na política

No entanto, mesmo antes de Bolsonaro, o pastor Gilmar Santos já era ativo na política. Em agosto de 2012, ele anunciou durante um culto, apoio à candidatura de Jovair Arantes (PTB) para prefeito de Goiânia, segundo o jornal Diário de Goiás. Na ocasião, ele elogiou uma proposta de Jovair de estreitar convênios entre prefeitura e igrejas para assistência social.

Já em 2020, o nome de Gilmar Santos chegou a ser cogitado para ser vice do então vereador Felisberto Tavares para pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, segundo o Jornal Opção.

Se não enveredou pela política formalmente, pastor Gilmar Santos, conforme os acontecimentos mais recentes, demonstra circular livremente pelos corredores do poder.

O Metrópoles tentou contato com o pastor Gilmar Santos, mas, nos últimos dias, ele tem se manifestado apenas em posts nas redes sociais. O espaço segue aberto para manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?