metropoles.com

Gilmar Mendes manda repetir audiências da Ponto Final, da Lava Jato

O ministro do Supremo atendeu pedido da defesa do empresário Jacob Barata Filho, um dos investigados na força-tarefa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rego/Agência Brasil
ponto-final-840×543
1 de 1 ponto-final-840×543 - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (19/3) que sejam repetidas todas as audiências da Operação Ponto Final, que investiga o pagamento de propina a políticos por parte de empresários de ônibus do Rio de Janeiro. O magistrado atendeu a um pedido da defesa de um dos investigados no caso, o empresário Jacob Barata Filho (foto em destaque). A informação é do jornal O Globo.

A decisão foi enviada para o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, condutor do caso. Segundo o blog do colunista Lauro Jardim, Bretas acatou à demanda, porém, pontuou a medida de Gilmar Mendes como “incomum” e afirmou que todo o processo está voltando à estaca zero.

“O ministro relator, embora não tenha declarado formalmente a nulidade dos atos ora praticados, anulou, monocraticamente e na prática, toda a instrução processual já realizada, ao determinar a repetição de tais atos”, escreveu Bretas no despacho que atende à determinação de Gilmar Mendes.

O ministro já havia permitido, na semana passada, que os advogados de Jacob Barata Filho tivessem acesso aos depoimentos de cinco delatores. Os advogados recorreram, no entanto, argumentando que a ação já está avançando e que, sem a anulação das audiências, o prejuízo persistiria.

De acordo com a reportagem, Gilmar Mendes concordou com o argumento, ressaltando que o empresário “não mais poderia especificar provas, oferecer réplica às oitivas de colaboradores ou ajustar as manifestações já apresentadas”.

Tempo para análise
O magistrado, contudo, negou outro pedido da defesa de Barata — solicitando que audiências fossem marcadas apenas depois de um intervalo de 30 dias, para o que os advogados tivessem tempo de analisar todos os vídeos. Gilmar Mendes destacou que os depoimentos somam 12 horas, e que “há tempo suficiente para análise”.

No ano passado, o ministro concedeu três habeas corpus para Jacob Barata Filho, sendo dois deles em um período de 48 horas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?