metropoles.com

Gilmar Mendes ligou para Jaques Wagner para reclamar de voto em PEC

Líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner votou a favor de PEC que restringe atribuições do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metropoles
Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) ao lado do presidente do Senado Rodrigo Pacheco - Metrópoles
1 de 1 Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) ao lado do presidente do Senado Rodrigo Pacheco - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metropoles

O líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta segunda-feira (27/11) ter recebido ligação de apenas um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) após votar favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita atribuições da Suprema Corte.

“Recebi só uma ligação do ministro Gilmar [Mendes], óbvio que ele não estava satisfeito”, relatou o senador. O decano do STF fez, um dia após a aprovação da PEC, forte discurso durante a sessão.

“Esta Casa não é composta por covardes. Esta Casa não é composta por medrosos”, destacou Gilmar. “Cumpre dizê-lo com a serenidade, mas com firmeza, e com o desassombro que este tipo de investida exige de todos nós, membros desta Casa multicentenária. Este Supremo Tribunal Federal não admite intimidações”

“Pedi desculpas se alguém se sentiu ofendido, sem reconhecer minha culpa, porque eu não fiz pra ofender ninguém”, explicou Jaques Wagner. “Eu fiz por conta disso, porque eu acho que uma decisão monocrática tem que ter um limite no tempo, aquilo é um colegiado.”

O texto foi aprovado em dois turnos pelo Senado na última quarta-feira (22/11), com 58 votos favoráveis e 12 contrários, e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

A PEC abarca declarações de inconstitucionalidade de atos do Congresso Nacional e concessão de liminares. As decisões monocráticas, também abordadas no texto, são aquelas proferidas por apenas um ministro da Suprema Corte.

A proposta veda decisões monocráticas que suspendam leis ou atos do presidente da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?