metropoles.com

Gilmar Mendes libera bens de Lula bloqueados na época da Lava Jato

A decisão de Gilmar Mendes considera que a ação foi tomada com base em “provas ilícitas” colhidas na Lava Jato contra Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Metrópoles
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva de imprensa em SP
1 de 1 O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva de imprensa em SP - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou o desbloqueio do dinheiro do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retido em um desdobramento da Operação Lava Jato. A decisão desta quarta-feira (9/11) é referente ao resgate de um plano previdenciário de Marisa Letícia, ex-primeira-dama que faleceu em 2017, e tinha como beneficiário o petista.

“O simples fato de o comando dispositivo da decisão cautelar ter se limitado a suspender a ação cautelar fiscal e demais procedimentos fiscais a cargo da Receita Federal do Brasil é algo que não milita em favor de uma manutenção ad eternum do bloqueio aos bens do casal, ainda mais sob a odiosa presunção de que todos os bens do casal seriam proveitos de atividade criminosa, consoante colacionado na peça produzida pela Bradesco Vida e Previdência S/A”, escreveu o ministro na decisão.

Gilmar Mendes declarou que a manutenção do bloqueio do dinheiro mesmo com a anulação das condenações de Lula se caracteriza com “ tonalidades de caprichosa e arbitrária perseguição”.

Em abril de 2021, o STF formou maioria para declarar a incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, no Paraná, para julgar as ações do presidente eleito Lula. Com isso, as decisões do ex-ministro Sergio Moro contra o petista no contexto da Operação Lava Jato foram anuladas.

Confira a decisão:

Rcl 56018 – Cautelar – Liberação de Bens by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?