Gilmar Mendes ironiza boneco dele colocado em frente à PGR
Ministro do STF usou as redes sociais: “Maior trabalho para emagrecer e escolhem uma foto minha antes da dieta para inflarem por aí”
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, usou seu Twitter para ironizar um boneco inflável seu, montado na terça-feira (30/5) em frente à Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília.
Manifestantes do movimento Nas Ruas colocaram a réplica, junto com a do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para pedir “Justiça para todos”. Segundo os organizadores, os investigados com foro privilegiado estariam demorando mais para serem julgados, devido a uma “lentidão da PGR e do STF”.
Maior trabalho para emagrecer e escolhem uma foto minha antes da dieta para inflarem por aí…
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) 31 de maio de 2017
O protesto contra Gilmar tem razões específicas, afirmou uma das responsáveis pelo Nas Ruas, Carla Zambelli. Segundo ela, o ministro teria tomado “decisões superesquisitas”, como a concessão dos habeas corpus para o empresário Eike Batista, sem se declarar impedido para julgar, e para o ex-ministro José Dirceu. Além disso, ele defendeu a retomada de conversa sobre prisão em segunda instância, ela cita.
Com cerca de 13m de altura, o boneco de Gilmar tinha os rostos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dirceu nas costas e recebeu o nome “Gil-lax”. Segundo Carla, é uma piada em referência a um “laxante”. “Laxante porque o Gilmar ‘solta tudo’: soltou Eike, soltou Dirceu”, explicou a ativista.
As assessorias da PGR, do STF e do ministro Gilmar Mendes preferiram não comentar o protesto. (Com informações da Agência Estado)