metropoles.com

Gilmar Mendes diz que Sergio Moro “revela algumas lacunas de formação”

Ministro do STF diz que sugeriu ao ex-juiz e atual senador mergulhar na biblioteca do Senado para suprir “déficits de informação e formação”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida do ministro do STF Gilmar Mendes
1 de 1 Imagem colorida do ministro do STF Gilmar Mendes - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que fez sugestões ao ex-juiz federal Sergio Moro para suprir suas “lacunas de formação” e mergulhar na biblioteca do Senado.

“Aí eu disse assim [para Moro]: ‘O Senado é um bom lugar’. (…) A biblioteca é famosíssima, é excelente. E você revela algumas lacunas de formação, então aproveite a chance que você está tendo no Senado – e obviamente que ele não está lá muito ocupado… Mergulhe-se na biblioteca. É uma chance de suprir esses déficits de informação e formação”, disse, em entrevista ao UOL.

No entendimento do ministro do STF, Moro chegou com o ego inflado a Brasília, muito em função do personagem que se criou em torno dele pela opinião pública, e conhecia pouco a capital federal.

“Me lembro que uma vez ouvi do general [Eduardo] Villas Bôas: ‘Ah, a gente deve tudo a esse Sergio Moro’. Acho que havia essas considerações em setores muito importantes”, disse.

Sobre a relação de Moro com os demais congressistas, Mendes considera que o senador experimenta um isolamento, e que isso teria relação com o “personagem” criado pela mídia.

“Depois, ele passa a se confrontar com essa dura realidade que é viver em Brasília, ter um isolamento no próprio Congresso Nacional, ver ameaçado o seu mandato. (…) Certamente ele achou que era bom ter interlocução até com pessoas que, no passado, tipificava como inimigo ou adversário”, disse Mendes.

Processo

O ex-juiz federal é alvo de ações na Justiça, nas quais é acusado de abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação ao longo da campanha eleitoral de 2022 e caixa dois. Os pedidos, de autoria do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Liberal (PL), são de cassação do mandato e inelegibilidade.

O caso foi julgado no Tribunal Regional do Paraná, instância em que ele foi absolvido por cinco votos favoráveis e dois contrários. Ainda cabe recurso, e a discussão pode chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?