metropoles.com

Gilmar critica ideia de mandato e questiona reformismo “apenas” no STF

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes criticou proposta defendida por Rodrigo Pacheco de mandato de 11 anos para a Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Foto colorida mostra o ministro Gilmar Mendes, do STF - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra o ministro Gilmar Mendes, do STF - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, se manifestou, nesta quarta-feira (3/10), contrariamente à proposta de limitar o mandato para os ministros da Corte. Atualmente, os titulares do Supremo permanecem no cargo até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

A declaração de Gilmar ocorre após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmar que pretende propor um mandato de 11 anos para futuros membros do STF, em uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto.

A expectativa é que o projeto seja apresentado ainda neste ano, após a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir a ministra Rosa Weber.

Nas redes sociais, Gilmar Mendes comentou o que chamou de “tentativa de ressuscitar a ideia de mandatos para o Supremo”.

“É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada: sonham com as Cortes Constitucionais da Europa (contexto parlamentarista), entretanto o mais provável é que acordem com mais uma agência reguladora desvirtuada. Talvez seja esse o objetivo”, defendeu o magistrado.

“A pergunta essencial, todavia, continua a não ser formulada: após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado, por que os pensamentos supostamente reformistas se dirigem apenas ao Supremo?”, prosseguiu.

Veja o post:

imagem tuite presidente Lula - metrópoles

Mandato no STF

Pela regra que vigora atualmente, não há limitação para o mandato de um ministro nomeado no Supremo. Podem permanecer no cargo aqueles que têm até 75 anos. O mais recente nomeado, Cristiano Zanin, por exemplo, poderá ocupar uma vaga na Corte até 2050.

A ideia de um mandato de 11 anos é para permitir o cumprimento de uma certa jurisprudência do ministro. A mudança só passaria a valer nos futuros indicados, e Pacheco quer esperar Lula (PT) definir o próximo ministro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?