metropoles.com

Ministério da Gestão inaugura 1ª sala de amamentação na Esplanada

Sala é espaço para as mães funcionárias públicas e demais colaboradoras que passam pelo período de amamentação bebês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Adalberto Marques
espaço de amamentação na Esplanada
1 de 1 espaço de amamentação na Esplanada - Foto: Adalberto Marques

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) inaugurou, nessa quinta-feira (11/4), a primeira sala de amamentação na Esplanada dos Ministérios.

A sala está localizada no térreo do Bloco C, onde estão instalados os Ministérios da Igualdade Racial; dos Povos Indígenas; das Mulheres; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; do Desenvolvimento Agrário e Familiar; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O espaço é equipado com cabines individuais, poltrona de amamentação, ar-condicionado, refrigerador com termômetro digital para armazenamento de leite, micro-ondas, esterilizador de mamadeiras, trocador de fraldas e pia para higienização, além de outros utensílios de apoio.

“O objetivo é oferecer um espaço seguro e acolhedor para as mães funcionárias públicas e demais colaboradoras que precisam amamentar seus bebês, após o retorno da licença-maternidade”, diz o MGI, em nota.

A referência é a sala inaugurada no dia 24 de janeiro no Anexo II do Palácio do Planalto. Agora, o governo estuda a criação de salas de apoio à amamentação em todos os edifícios sob gestão do ColaboraGov, padronizando os ambientes.

A ministra de Gestão, Esther Dweck, ressaltou: “Essa política tem o papel central de garantir que as mulheres estejam no mercado de trabalho de forma plena e ter um espaço de amamentação só reforça a ideia de oferecer qualidade no serviço público”.

Ministra teve dificuldade com amamentação

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, relembrou as dificuldades que enfrentou no período de amamentação de suas filhas, após o retorno ao trabalho, e destacou a importância da iniciativa para o atendimento às necessidades femininas.

“Antes de ser ministras somos mulheres e somos mães. Esse momento de hoje é uma demonstração de um legado que a gente deixa para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres”, afirmou.

Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, destacou que a amamentação é um direito das mulheres e a inauguração desse espaço é a garantia disso. “Isso é característico do governo do presidente Lula, que tem respeito às mulheres, que luta por igualdade salarial e pela inclusão”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?