metropoles.com

Genial/Quaest: 55% do mercado financeiro espera piora na economia

A pesquisa consultou 100 pessoas ligadas ao mercado financeiro entre os dias 16 e 21 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Economia, Fernando Haddad, é entrevistado no estúdio do Metrópoles
1 de 1 Ministro da Economia, Fernando Haddad, é entrevistado no estúdio do Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A pesquisa O que pensa o mercado financeiro, da Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira (22/11), aponta que 55% do setor espera uma piora na economia nos próximos 12 meses. Em setembro, quando foi feita a rodada anterior do levantamento, essa fatia era de 34%.

O levantamento realizou 100 entrevistas, de forma on-line, com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão das maiores casas de investimento do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os dias 16 e 21 de novembro.

A parcela de agentes do mercado que consideram que a política econômica do país está na direção errada é de 73%, o que representa uma variação de apenas 1 ponto percentual em relação a setembro.

Dos 100 entrevistados, 77% consideram que o principal problema que dificulta a melhora da economia é a “falta de um política fiscal que funcione”. O restante aponta como problema “interesses eleitorais” (9%), “baixa escolaridade ou produtividade da população (6%) e “alta taxa de juros” (8%).

A pesquisa questionou como os operadores do mercado financeiro avaliam o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A fatia que considera a atuação positiva é de 43%; regular, de 33%; e negativo, 24%. Em outro questionamento, 80% dos entrevistados afirmam que a qualidade da equipe econômica atual é pior que a do governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL).

A avaliação do governo Lula, por sua vez, teve um aumento de 5 pontos percentuais nas respostas negativas entre as duas últimas pesquisas. Em setembro, 47% avaliavam como negativo, enquanto em outubro a fatia foi para 52%. Aqueles que consideram a gestão positiva saiu de 12% para 9%.

As entrevistas da Genial/Quaest revela também a expectativa do mercado para o Produto Interno bruto (PIB) ao final do ano. De setembro a outubro, houve um aumento da fatia que projeta abaixo de 3%, saindo de 15% para 51%. Aqueles que esperam um crescimento acima de 3% saiu de 24% e chegou a 5%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?