Gêmeas trans fazem cirurgia de readequação de sexo em Santa Catarina
Irmãs de 19 anos nasceram com o sexo biológico masculino, mas falam sobre a transição desde antes da maioridade; cirurgia durou cinco horas
atualizado
Compartilhar notícia
Gêmeas de 19 anos realizaram cirurgia de readequação de sexo em um hospital de Blumenau, em Santa Catarina. Elas nasceram com o sexo biológico masculino, mas falam sobre a transição para o feminino desde antes da maioridade.
O Hospital Santo Antônio informou ao portal G1 que a cirurgia de uma delas terminou na noite de quarta-feira (10/2). A outra irmã foi operada na quinta-feira (11/2).
Antes da cirurgia, o paciente precisa passar por acompanhamento multidisciplinar por cerca de dois anos. As gêmeas passaram por acompanhamento psicológico e orientações médicas. As duas começaram o tratamento hormonal por volta dos 15 anos.
Ambas as operações duraram cinco horas. As jovens estão de repouso no mesmo quarto e ficarão internadas por três dias, segundo o hospital.
Os médicos José Carlos Martins Junior e Cláudio Eduardo, especializados em cirurgia trans e feminização facial, foram os responsáveis pelo procedimento cirúrgico realizado no Hospital Santo Antônio. Segundo a unidade, é a primeira vez que gêmeas passam por esse tipo de procedimento no país.