metropoles.com

GDF é condenado a indenizar ex-proprietária de imóvel em Águas Claras

Mulher provou que vendeu o bem há quase cinco anos; Justiça entendeu que ela não tem responsabilidade sobre pagamento de IPTU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Metrô em Águas Claras
1 de 1 Metrô em Águas Claras - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) foi condenado a indenizar em R$ 3 mil a ex-proprietária de imóvel que teve o nome indevidamente inscrito na dívida ativa por ausência de pagamento de IPTU, em Águas Clara. Ela vendeu o bem há quase cinco anos, e, por isso, a responsabilidade pelo pagamento é do atual dono.

O valor da indenização a título de danos morais foi instituído pela juíza Carmen Nicea Nogueira Bittencourt, do 2º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF. A defesa disse ser inegável o vexame, a vergonha e a humilhação que a ex-dona sofreu ao constatar que seu nome estava incluso na dívida ativa por culpa exclusiva do GDF.

Além de impor ao governo a obrigação de indenizar a mulher, a magistrada condenou o GDF a fazer a transferência da titularidade do referido imóvel para o nome do atual proprietário e a retirar, definitivamente, a inscrição do nome da ex-dona da dívida ativa.

Com a decisão, a juíza declarou a inexistência de relação jurídico-tributária entre a ex-proprietária e o Distrito Federal, relativo à incidência de IPTU/TLP sobre o referido imóvel.

A defesa da ex-proprietária explicou à Justiça que o imóvel foi vendido em setembro de 2016. Por isso, conforme sustentou, a cobrança é indevida, já que ela não é mais dona do imóvel.

“Demonstra-se, portanto, que o lançamento de IPTU/TLP em nome da autora foi indevido e ilegal, já que não mais exercia quaisquer das faculdades inerentes à propriedade do imóvel”, disse a magistrada, na decisão.

O GDF pode recorrer contra a decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?