metropoles.com

Gastos: sem garantir aprovação, Lira diz que inicia votação nesta 3ª

Plenário da Câmara dos Deputados deverá analisar a regulamentação de reforma tributária e o PLP do pacote de revisão de gastos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi pessoalmente à Câmara dos Deputados para entregar o texto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo ao presidente da Casa Arthur Lira 1
1 de 1 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi pessoalmente à Câmara dos Deputados para entregar o texto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo ao presidente da Casa Arthur Lira 1 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que pretende iniciar a votação do pacote de corte de gastos públicos nesta terça-feira (17/12), mas não garante que as propostas serão aprovadas no plenário. Ele diz que ocorrerá a votação, mas faz a ressalva de que não há garantia além disso. “Não estou garantindo a aprovação”, destacou.

A análise dos textos acontece ao apagar das luzes da atividade parlamentar de 2024, já que os deputados devem entrar de recesso na próxima segunda-feira (23/12).

A previsão do líder alagoano é analisar o projeto que institui o adicional da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das multinacionais que operam no Brasil. Além do texto de turismo ecológico, a primeira matéria do pacote de gastos e a regulamentação da reforma tributária.

“Após a votação do PLP 210 [do pacote de gastos], vamos reunir os líderes de novo para tratar os assuntos de mérito que foram tratados a respeito do PL e da PEC, mas a previsão é de votação desses dois temas amanhã na sessão da tarde”, informou o presidente da Câmara.

O pacote de ajuste fiscal enviado pelo Palácio do Planalto conta com um projeto de lei (PL), um Projeto de Lei Complementar (PLP) e uma proposta de emenda à Constituição (PEC). A expectativa da equipe econômica é economizar aproximadamente R$ 70 bilhões nos próximos dois anos.

A proposta mencionada por Lira é o PLP 210, que tem como finalidade estabelecer limites para o aumento das despesas com seguridade social e folha de pagamento de pessoal.

Arthur Lira reforçou que a semana será dedicada para análise da agenda econômica, como o pacote de revisão de gastos públicos, o Orçamento para 2025 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Aí [quinta-feira] tem orçamento, tem o resto das pautas que vão continuar sendo votados aqui na Casa. Nós vamos votar esses que eu disse hoje e amanhã votar os que eu disse amanhã. Não estou garantindo a aprovação nem rejeição. Nós vamos votar, estamos discutindo, conversando, dialogando, encontrando textos para votar, mas o calendário de votação é esse”, completou o político alagoano.

Veja pontos dos projetos de corte de gastos entregues ao Congresso

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), marcou sessões conjuntas para quarta e quinta-feira (19/12).  Na quarta, os deputados e senadores deverão se debruçar na votação da LDO para 2025 e outros projetos que alteram o Orçamento de 2024. Já quinta será totalmente dedicada para votação do Orçamento para 2025

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?