metropoles.com

Garimpo apagou área equivalente a 4 campos de futebol por dia em 2023

As terras indígenas Kayapó, Munduruku e Yanomami são as mais afetadas pela expansão garimpeira e concentram 95% da mineração ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Greenpeace
Imagens de satélite mostram o garimpo ilegal já devastou mais de 26 mil hectares dos territórios demarcadados
1 de 1 Imagens de satélite mostram o garimpo ilegal já devastou mais de 26 mil hectares dos territórios demarcadados - Foto: Greenpeace

Segundo um levantamento do Greenpeace Brasil divulgado nesta segunda-feira (11/3), o garimpo ilegal devastou 1.410 hectares nas Terras Indígenas (TIs) dos povos Kayapó, Munduruku e Yanomami, o equivalente à abertura de quatro campos de futebol por dia no ano de 2023.

As terras indígenas Kayapó, Munduruku e Yanomami são as mais afetadas pela expansão garimpeira. De acordo com estudo do Inpe, esses três territórios concentram 95% da mineração ilegal. 

Na somatória total, o garimpo ilegal já devastou mais de 26 mil hectares dos territórios demarcadados dos povos Kayapó, Munduruku e Yanomami, uma área maior do que a cidade do Recife.

“Cada hora que passa com os garimpeiros dentro dos territórios indígenas significa mais pessoas ameaçadas, uma porção de rio destruído e mais biodiversidade perdida. Precisamos, para já, de uma Amazônia livre de garimpo”, disse Jorge Eduardo Dantas, porta-voz do Greenpeace Brasil.

Os dados foram feitos a partir de imagens de satélite que mostram que foram abertos mais de mil hectares de área para garimpo nos territórios. Para o Greenpeace, isso comprova que os esforços de combate e fiscalização são insuficientes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?