Garimpeiros armados tentam invadir terras yanomami em Roraima
Conflito teria durado cerca de meia hora e quatro garimpeiros foram baleados e um indígena foi atingido de raspão
atualizado
Compartilhar notícia
A hashtag #sosyanomami foi levantada, nesta segunda-feira (10/5), nas redes sociais. A iniciativa surge após um ataque de garimpeiros que atuam na terra indígena yanomami. A página Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana revelou que o povo indígena foi alvo de homens armados.
Garimpeiros na floresta!
Os Yanomami estão sofrendo AGORA MESMO com ataques armados de garimpeiros! Não queremos que um novo genocídio se repita, nos ajude a divulgar e denunciar essa situação compartilhando. #SOSYANOMAMI— Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana (@RedeProYY) May 10, 2021
Um ofício divulgado pela mesma página afirma que garimpeiros portando armas de fogo chegaram em barcos e atiraram contra indígenas da comunidade de Palimiú, em Roraima. As informações ainda apontam que cinco pessoas ficaram feridas, sendo quatro garimpeiros e um indígena.
Tudo teria acontecido às 11h desta segunda. Com a ação, também foi solicitada a retirada da equipe de saúde da terra indígena “para resguardar a integridade física dos servidores”.
Após os ataques, os indígenas se esconderam na mata, “uma vez que os garimpeiros disseram que iriam voltar”.
O ofício ainda diz que a Funai informou que não irá ao local, “por conta da gravidade dos fatos e do perigo iminente”.
Veja o post:
Garimpeiros na floresta!
Os Yanomami estão sofrendo AGORA MESMO com ataques armados de garimpeiros! Não queremos que um novo genocídio se repita, nos ajude a divulgar e denunciar essa situação compartilhando. pic.twitter.com/KgFvV5ph3k— Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana (@RedeProYY) May 10, 2021
Já o Ministério Público de Roraima informou ao Metrópoles que recebeu outro ofício, assinado pela Hutukara Associação Yanomami, e diz que na manhã desta segunda recebeu “a notícia telefônica via Palimiú sobre tiroteio na comunidade. O conflito teria durado cerca de meia hora e quatro garimpeiros foram baleados e um indígena foi atingido de raspão”.
O ofício ainda diz que as embarcações dos garimpeiros saíram para a proximidade e ameaçaram voltar para vingança.
Oficio_HAY – Novo Tiroteio Em Palimiu_ Maio 2021 by Carlos Estênio Brasilino on Scribd
O Ministério Público de Roraima ainda disse já está ciente sobre o possível conflito. E aguarda informações oficiais dos agentes de campo para adotar as medidas cabíveis, dentro dos procedimentos já existentes sobre garimpo ilegal e terras indígenas.