Garcia reativa “tatuzão” em obra do metrô SP, onde cratera se abriu
Governador reativou, na manhã desta quarta (31/8), tuneladora da linha 6 do Metrô, onde acidente causou desmoronamento na Marginal Tietê
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador Rodrigo Garcia (PSDB-SP) reativou, na manhã desta quarta-feira (31/8), o “tatuzão” da linha 6 do Metrô, em São Paulo. A tuneladora voltou a operar sete meses após um acidente abrir uma cratera na Marginal Tietê e inundar as obras no local.
Segundo o governador, o desmoronamento não causará o atraso da obra, que é a maior da América Latina, com nove mil funcionários. Garcia disse que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está elaborando um laudo sobre a causa do acidente.
“Daqui a três anos cidade de São Paulo vai ser beneficiada com essa grande obra da Linha 6 do Metrô que será entregue até o final de 2025”, afirmou. O trecho terá 15 km, 15 estações e capacidade para transportar mais de 600 mil pessoas por dia.
Novas Linhas
Rodrigo Garcia afirmou que, conforme o planejamento, o Governo de São Paulo entregará nos próximos quatro anos 35 quilômetros de novas linhas e 26 estações do Metrô e dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
“Temos os projetos contratados da linha 19 até Guarulhos e da linha 20 até o Grande ABC”, disse.
De acordo com Garcia, o governo estadual está assinando os contratos para ampliar a linha 4 até Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, e a linha 5 até o Jardim Ângela, na zona sul da capital paulista.
Trem para Campinas
Questionado sobre o trem que ligaria São Paulo a Campinas, no interior do estado, Garcia alegou que o governo do estado tomou todas as providências para a execução do projeto.
Leia mais na página das Eleições 2022 do Metrópoles
O governador afirmou que, agora, o governo federal precisa firmar convênio para o uso da malha ferroviária da União. “Depende da assinatura do convênio, onde os detalhes para o uso da linha serão definidos, e a partir daí podemos licitar o trem intercidades.”