Garcia promete mais 10 mil câmeras corporais em policiais se reeleito
Com essa implementação, todo o contigente policial do Estado de São Paulo teria câmeras nas fardas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Rodrigo Garcia (PSDB) falou na manhã desta quarta-feira (24/8) sobre projetos para a segurança pública caso seja reeleito para o governo de São Paulo. O candidato prometeu implementar mais 10 mil câmeras nas fardas de policiais em um próximo mandato.
Atualmente, mais de oito mil policiais do Estado de São Paulo têm câmeras corporais. Segundo o governador, o contrato também está sendo ampliado para que mais 10 mil bodycams sejam adotadas nos próximos meses, ainda em 2022.
Adicionalmente, Garcia pretende adicionar mais 10 mil câmeras no próximo mandato, caso seja reeleito. Assim, todo o contingente policial do estado teria o equipamento de filmagem no uniforme.
“A bodycam (como o equipamento é chamado) serve pra filmar bandido para proteger o policial de São Paulo”, disse Garcia, em evento no Comando Geral da PM na capital paulista. “Todos os policiais terão uma câmera corporal, inclusive as operações especiais e a polícia rodoviária”, afirmou o candidato.
Leia mais na página das Eleições 2022 do Metrópoles
Detecta Móvel
Na mesma ocasião, o governador apresentou o Detecta Móvel no Comando Geral da Polícia Militar, na capital paulista. A novidade são câmeras que serão instaladas em viaturas para rastrear informações sobre placas de veículos e seus proprietários.
O governo de São Paulo pretende fazer a licitação em setembro para que até o primeiro semestre do ano que vem o serviço entre em operação. Serão três mil câmeras para serem usadas por viaturas na região metropolitana de São Paulo.
A estimativa é que a tecnologia custe R$ 5 milhões por mês. Entre as possibilidades que o sistema traz, estão a identificação de veículos roubados e averiguação se o condutor de uma moto é entregador de aplicativo.