Rodrigo promete fazer 800 mil ligações de esgoto para despoluir Tietê
Segundo candidato à reeleição para o governo de São Paulo, é necessário um milhão de conexões de esgotos para avançar na despoluição do rio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB) afirmou que pretende fazer 800 mil ligações de esgoto residenciais nos próximos quatro anos, caso vença as eleições 2022. O governador fez o anúncio na manhã desta quinta-feira (1/9) em visita à passarela flutuante do Rio Pinheiros, no Parque Bruno Covas, em São Paulo.
De acordo com Rodrigo, é necessário conectar um milhão de casas à rede de esgoto para avançar na despoluição do Rio Tietê. Outra medida necessária para limpeza das águas é ampliar o tratamento de esgoto de Guarulhos, na região metropolitana da capital.
“Vamos avançar no tratamento de esgoto e na coleta em Guarulhos. Chegando a 90% de coleta de esgoto em Guarulhos até 2026”, disse. “Vamos pactuar para que nos próximos seis anos o Rio Tietê possa ser um rio limpo como hoje é o Rio Pinheiros”, complementou o candidato.
O governador garantiu que até o final deste ano Guarulhos, a segunda maior cidade do estado, terá 40% das ligações de esgoto executadas.
Rio Pinheiros
Rodrigo Garcia foi questionado sobre por que a população deve acreditar na promessa que já foi feita anteriormente por candidatos. Ele destacou avanços em Guarulhos afirmando que o município tinha 3% do esgoto coletado e tratado quando assumiu o governo.
“Porque foi o governo que despoluiu o Rio Pinheiros. Também tínhamos um rio morto aqui e esse governo realizou mais de 650 mil ligações e despoluiu o Rio Pinheiros. Então, quem fez o Pinheiros vai ter condição de fazer o Tietê”, respondeu.
Leia mais na página das Eleições 2022 do Metrópoles
“Fake news”
Rodrigo Garcia também comentou a representação que fez nessa quarta-feira (31/8) no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) contra a campanha de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“O que a gente observou é que se trata de uma fake news produzida num site pequeno impulsionado pela campanha do meu adversário para que pudesse colocar na minha página. Isso é uma maldade”, afirmou o candidato do PSDB.
Manifestação da Justiça
A juíza auxiliar da propaganda do TRE-SP, Maria Claudia Bedotti, já se manifestou sobre o processo.
“A petição inicial não veio instruída com algum meio de prova que demonstre o alegado impulsionamento negativo, não bastando a tanto o ‘print’ do anúncio constante da petição inicial”, apontou Bedotti.
A magistrada também indicou: “O link mencionado na petição inicial, quando acessado (o que fiz), remete à propaganda eleitoral do representado. Além disso, pessoalmente digitei no provedor de busca o nome do representante e não sobreveio o anúncio impugnado”.
Questionada pelo Metrópoles, a campanha de Tarcísio de Freitas afirmou: “Considerando que o candidato Rodrigo Garcia pertence ao mesmo partido, é apadrinhado e foi vice-governador de João Doria, é surpreendente considerar que a associação entre os dois é vista como argumento detrator”.