Galo da Madrugada abre desfile com 30 trios pelas ruas de Recife
O maior bloco de rua do mundo homenageia a xilogravura dos cordéis, patrimônio cultural de Pernambuco
atualizado
Compartilhar notícia
Começou! O Galo Madrugada deu início ao seu 43º desfile em Recife, capital de Pernambuco. Neste ano, o maior e mais tradicional bloco de rua do Brasil traz para as ruas nomes como Pabllo Vittar, Marcelo Falcão, Elba Ramalho, Armandinho, Margareth Menezes e Michelle Melo. A expectativa é de que mais de 2 milhões de foliões brinquem atrás do galo pelas ruas da capital pernambucana.
Para animar tanta gente, o bloco conta com 30 trios elétricos, que iniciam o desfile da Avenida Sul, após o tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. O desfile está previsto para terminar por volta das 18h30, depois de percorrer bairros do Centro do Recife, como São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Bairro do Recife.
Os já tradicionais duetos entre os artistas serão travados com Michelle Melo e Asas da América, Marcelo Falcão e Elba Ramalho e Romero Ferro e Pabllo Vittar.
O tema do Galo da Madrugada neste ano é “Xilogravura no Cordel do Frevo”. O bloco vem com seis carros alegóricos destacando os clarins e galo símbolo da agremiação, a fauna e a flora que inspiram cordelistas e xilogravuristas, a luta do sertanejo e a migração de quem vive no interior para o litoral. O principal homenageado é o xilogravurista J. Borges, de Bezerros.
O Galo da Madrugada também reverencia o embolador Galo Preto, Patrimônio Vivo de Pernambuco; a dupla Caju e Castanha; as indígenas Carmem Fulni-ô Jaqueline Xucuru e Cléo Pancararu; e o xilogravurista Mestre Dila de Caruaru, falecido em 2019. As personalidades são homenageadas pelo Selo Gigante Guardião da Cultura.
Confira as atrações
- Romero Ferro
- Michelle Melo
- Pabllo Vittar
- Marcelo Falcão
- André Rio
- Fulô de Mandacaru
- Elba Ramalho
- Margareth Menezes
- Galo Preto
- Bia Villa Chan
- Armandinho
- Almir Rouche
- Gustavo Travassos
- Fafá de Belém
- Caju e Castanha
- Lima Neto
- Dani Veroli
- Ed Carlos
- Marron Brasileiro
- Nádia Maia
- Maestro Forró
- Geraldinho Lins
- Asas da América
- Gerlane Lops
- Banda Pinguim
- Cristina Amaral
- Nena Queiroga
- Quinteto Violado
- Catarina Rosa
- Som da Terra
- Erico Brás
- Benil
- Irah Caldeira
- Nonô Germano
- Fabiana Pimentinha
- Banda Luará
- Diego Cabral
- Orquestra Universal
- Orquestra Perfil
- Turma do Pinguin
- Banda Inove
- Telmo Santiago