metropoles.com

Galípolo pode chegar à sabatina do Senado após elevar juros do país

A reunião do Copom, realizada nesta terça (17/9) e quarta (18/9), será a última antes da apreciação do nome de Gabriel Galípolo no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para presidência do Banco Central - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para presidência do Banco Central - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Indicado para assumir a presidência do Banco Central (BC) nos próximos quatro anos, o diretor de Política Monetária da instituição, Gabriel Galípolo, pode chegar à sabatina do Senado Federal após o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentar a taxa de juros básica do país, a Selic, na reunião desta semana.

A reunião do Copom, realizada nesta terça-feira (17/9) e quarta-feira (18/9), será a última antes da apreciação do nome do diretor do BC no Senado. A ata, que mostra como as decisões foram tomadas, será divulgada em 24 de setembro.

3 imagens
Gabriel Galípolo
Gabriel Galípolo trabalha no Banco Central desde 2023
1 de 3

O diretor de Política Montéria do Banco Central, Gabriel Galípolo

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Gabriel Galípolo

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Gabriel Galípolo trabalha no Banco Central desde 2023

Hugo Barreto/Metrópoles

Uma eventual alta na taxa de juros pode acabar servindo de munição para a oposição durante a sabatina, marcada para 8 de outubro — dois dias depois da realização do primeiro turno das eleições municipais, em 6 de outubro.

A base governista defende a retomada do corte de juros. Já a oposição pode mirar em uma eventual alta da Selic para descredibilizar o nome do indicado pelo presidente Lula (PT) ao Banco Central.

Caso seja aprovado pelos senadores, Galípolo será o sucessor de Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central. O mandato de Campos Neto chega ao fim em 31 de dezembro de 2024.

Ele foi o primeiro presidente do BC a trabalhar com dois chefes do Executivo diferentes — no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e na atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Mercado e economistas projetam elevação dos juros

Atualmente a Selic está em 10,50% ao ano, após o Banco Central decidir manter, pela segunda vez seguida, o número na última reunião do comitê, realizada em 31 de julho.

A expectativa de crescimento na taxa de juros foi confirmada na última segunda-feira (9/9), quando mais de 100 analistas do mercado financeiro indicaram uma projeção de aumento considerável na Selic até o fim de 2024: de 11,25% ao ano.

O mercado financeiro, por meio do Relatório Focus publicado nessa segunda-feira (16/9), seguiu apostando em uma elevação de 0,75 ponto percentual na taxa de juros, subindo dos atuais 10,50% para 11,25% ao ano.

As estimativas de outros economistas ouvidos pelo Metrópoles para o crescimento da Selic nesta reunião do comitê variam entre 0,25 ponto percentual a 0,50 ponto percentual, com a taxa de juros ficando, respectivamente, em 10,75% ao ano ou 11% ao ano.

Para o economista André Colares, a estabilidade da Selic nesta edição do Focus sugere que o BC ainda considera necessário manter uma “política monetária restritiva, especialmente diante de um câmbio em alta”.

Segundo o economista Volnei Eyng, uma elevação considerável de 0,50 ponto percentual não deve surpreender, dado a força que o Focus vem mostrando nesses sucessivos aumentos dos indicadores, como o do Produto Interno Bruto (PIB).

“O impacto pode ser uma desaceleração do crescimento econômico no curto prazo, devido ao crédito mais caro, mas com o objetivo de conter a inflação”, explica.

Eyng lembra que o efeito real do aumento da Selic demora cerca de seis meses para aparecer na economia.

Calendário do Copom para 2024

Setembro

  • Reunião do Copom: 17 de setembro
  • Reunião do Copom: 18 de setembro
  • Divulgação da ata do Copom: 24 de setembro

Novembro

  • Reunião do Copom: 5 de novembro
  • Reunião do Copom: 6 de novembro
  • Divulgação da ata do Copom: 12 de novembro

Dezembro

  • Reunião do Copom: 10 de dezembro
  • Reunião do Copom: 11 de dezembro
  • Divulgação da ata do Copom: 17 de dezembro

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?