Galípolo é exonerado da Fazenda para assumir diretoria do BC
Gabriel Galípolo é o nome indicado para a Diretoria de Política Monetária do BC. Ele será substituído na Fazenda por Dario Durigan
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal publicou a exoneração de Gabriel Galípolo do cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, nesta terça-feira (20/6). Assim, ele deixa o cargo de número 2 na pasta para assumir a função como diretor de Polícia Monetária do Banco Central (BC). A mudança foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU).
O braço direito de Fernando Haddad recebeu a indicação para integrar a diretoria do BC e, no lugar dele no ministério, assume Dário Durigan, ex-diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil (leia mais sobre ele abaixo).
Os nomes para a autoridade monetária do país ainda serão submetidos à apreciação do Senado. As sabatinas foram marcadas para as 9h do próximo dia 27 de junho, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa Alta.
As sabatinas ocorrerão no mesmo dia da divulgação da ata da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que ocorrerá entre os dias 20 e 21 deste mês. É nesta reunião em que será definido o patamar da taxa básica de juros, a Selic.
Quem é o novo número 2 de Haddad
Dario Durigan, nomeado nesta terça-feira (20/6) como o novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, deixou a função de diretor do WhatsApp no Brasil para assumir o cargo na pasta. Ele também trabalhou com Haddad anteriormente, durante a passagem do atual ministro pela Prefeitura de São Paulo.
Durigan é advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre em Direito e Pesquisa Jurídica pela Universidade de Brasília (UnB), e iniciou a carreira em 2005, como estagiário de um escritório de advocacia.
Desde então, traçou uma trajetória de 13 anos em cargos públicos – passou pela Advocacia-Geral da União e foi assessor da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.
Ele teve outra oportunidade para trabalhar com Haddad. Entre 2015 e 2016, foi assessor especial do Prefeito em São Paulo, durante a gestão do atual ministro em São Paulo.
Para assumir a secretaria, Durigan deixou o cargo de Head de Políticas Públicas do WhatsApp Brasil, função que ocupa desde que o cargo foi criado, em 2020. O objetivo da empresa, com tal área, era investir no combate às fake news, com foco nas eleições de 2022.