metropoles.com

Galípolo, do BC, rechaça alcunha de jovem e diz rir com Seinfeld

Diretor cotado para presidir o BC disse ter ficado”contente” quando disseram que ele talvez não tenha a maturidade citada por Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Washington Costa/MF
Gabriel Galípolo
1 de 1 Gabriel Galípolo - Foto: Washington Costa/MF

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, rechaçou nesta terça-feira (25/6) a alcunha de jovem e disse ter ficado “contente” quando disseram que ele talvez não teria a maturidade citada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidir a autoridade monetária.

Na semana passada, Lula disse que a pessoa a ser indicada por ele neste ano será “madura” e “calejada”. Os adjetivos aumentaram as especulações, tendo em vista que Galípolo é jovem (tem 42 anos), apesar de possuir experiência acadêmica e no setor privado. Alguns analistas, porém, viram a declaração do presidente como uma forma de despistar sobre o nome a ser indicado.

Perguntado, em live da Warren Investimentos, se seria o caso de o governo antecipar os nomes dos próximos indicados, para mitigar ruídos e reverter o processo de piora das expectativas, Galípolo respondeu: “Eu acho que esse é um não tema para diretor de Banco Central. O arcabouço institucional do país determina que é o poder democraticamente eleito que indica os diretores e o presidente”.

Em seguida, completou:

“A única coisa que eu queria dizer aqui é que, por um pequeno momento, quando se levantou dúvidas sobre o meu nome, quando se falou sobre maturidade, eu quase fiquei contente porque eu achei que estavam achando que eu era novo, mas já não é mais o caso, né? As dores que eu sinto de vez em quando agora nas lesões, quando às vezes tem dois jantares que acabam mais tarde, no dia seguinte eu vou fazer teste para ver se eu peguei alguma doença mais forte… Então, tem menos a ver com isso”.

Por fim, ele citou Seinfeld, uma sitcom americana exibida entre o fim dos anos 1980 e o fim dos anos 1990.

“Eu acho que tem a ver com coisas com quem tem informação privilegiada, como é o caso do Felipe [Salto, economista-chefe da Warren], sobre se eu sou maduro ou não, porque eu gosto de meme, dou risada de trocadilho infame, coisas desse tipo. Então, eu acho que tem mais a ver com uma questão de maturidade associada ao cara que reassiste episódios de Seinfeld mesmo de férias e dá risada. O Felipe, que é um cara que me conhece há mais tempo, pode atestar que maduro talvez seja uma característica que pode colocar em questionamento para mim”.

Próximo presidente do BC

À rádio CBN, na terça-feira passada (18/6), o petista deu pistas sobre o próximo indicado ao BC: “Na hora que eu tiver que escolher o presidente do Banco Central vai ser uma pessoa madura, calejada, responsável, alguém que tenha respeito pelo cargo que exerce e alguém que não se submeta a pressões de mercado, e que faça aquilo que for de interesse de 213 milhões de brasileiros”.

Lula quer indicar um próximo presidente que seja mais alinhado ao governo, ao contrário do atual chefe, Roberto Campos Neto, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Desde 2021, a lei de autonomia do BC estipulou que os mandatos do presidente e dos diretores da instituição têm duração de quatro anos, sem coincidir com os do presidente da República. Eles têm estabilidade nos cargos e não podem ser destituídos.

Como a lei é recente, Lula é o primeiro presidente que convive com um presidente indicado pelo governo anterior. O mandato de Campos Neto expira em 31 de dezembro de 2024. Ele vem defendendo uma transição “suave”, com antecipação da indicação do próximo presidente, que ainda precisará ser sabatinado e aprovado pelo Senado Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?