Gabriel Monteiro sobre vídeo com ofensa a gays: “Experimento social”
A equipe do vereador alega que o objetivo da publicação é desconstruir pensamentos e ideias preconceituosas
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O vídeo em que Gabriel Monteiro aparece pedindo aos entrevistados para falar frases homofóbicas foi classificado como experimento social pelo vereador. Ele disse que fez inspirado em um quadro da TV.
Em uma de suas gravações, o vereador e ex-PM aparece orientando um assessor, Rick, a fazer perguntas em tom difamatório sobre a população LGBTQIA+. “Vai numa construção disso: raiva de gay, gay não deveria existir, gay só faz m….”, diz ele, em um dos áudios.
“Era um quadro do meu canal, estão pegando frases que eram usadas no teste social como se fossem meu próprio pensamento”, explica o vereador nas suas redes sociais.
No vídeo, ele diz que fez isso para combater o preconceito. Ao explicar o quadro a seus seguidores, Gabriel Monteiro afirma que as frases eram ditas para ele fazer a desconstrução desse pensamento: “É impressionante. Quando eu faço, é preconceito e eu tenho que ser preso”, relata o vereador.
Em nota, o vereador nega as acusações e se justifica. “São experimentos sociais, um quadro difundido mundialmente em inúmeros canais na internet. Nós, visando desconstruir pensamentos e ideias preconceituosas, propomos uma situação em que as pessoas são testadas”, diz.
“O intuito é sempre o mesmo, a conscientização da pessoa com a intervenção do Gabriel, que muitas vezes a auxilia a buscar um melhor caminho, bem como ser pedagógico para a sociedade em geral que assiste ao vídeo”, completa.
Diariamente, o vereador tem feito publicações em suas redes sociais para tentar explicar as acusações que vem sofrendo desde o último domingo (27/3), após o Fantástico exibir uma reportagem com ex-funcionários que o acusam de estupro, assédio sexual, moral e violação dos direitos contra uma criança.
Monteiro é investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e deve prestar depoimento nesta sexta-feira (1/4).