Vídeo: acompanhe sessão que decide se Gabriel Monteiro será cassado
O ex-PM e youtuber pode perder o cargo como vereador da Câmara Municipal do Rio, nesta quinta-feira (18/7), por quebra de decoro parlamentar
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro- A votação que define o futuro de Gabriel Monteiro (PL) na Câmara dos Vereadores do Rio, começou às 16h desta quinta-feira (18/8). Com o plenário cheio, as galerias estavam formadas por apoiadores do vereador de um lado e pessoas que se mostravam a favor da cassação do vereador. Acompanhe ao vivo:
Gabriel Monteiro é acusado de infração ética e quebra de decoro parlamentar após as diversas denúncias de estupro, exposição de crianças e crime sexual devido a divulgação de um vídeo íntimo com uma adolescente de 15 anos.
O Conselho de Ética que investigou o caso de Monteiro e foi a favor da cassação do parlamentar, precisa de ao menos 34 votos dos 50 vereadores na casa para que o ex-PM perca o cargo.
Minutos antes do relator Chico Alencar iniciar suas falas e a leitura do relatório, placas com frases “cassação do Gabriel Monteiro já” e “conservador na frente da sociedade, estuprador e criminoso, longe das câmeras”, eram vistas espalhadas pelas galerias.
Luiza Batista, uma das vítimas de Monteiro, uma ex-assessora que o acusa de assédio sexual, acompanhava a votação de perto, na expectativa da cassação ser aceita.
Por outro lado, homens e mulheres levantavam cartazes a favor do parlamentar. Placas como “Gabriel Monteiro, guerreiro brasileiro” e “Deixem o Gabriel trabalhar”, estavam espalhadas com apoiadores.