Gabriel Monteiro: Conselho de Ética escolhe relator e inclui denúncias
Chico Alencar (PSol) foi escolhido por meio de sorteio; vereadores que integram o grupo se reuniram nesta terça-feira (12/4)
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro — O Conselho de Ética e Disciplina da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro se reuniu, nesta terça-feira (12/4), para escolher o relator do caso Gabriel Monteiro (PL). Mediante sorteio, foi definido que Chico Alencar (PSol) assumirá a função.
O parlamentar está sendo investigado por acusações, como estupro, assédio moral e produção de vídeos forjados para o seu canal no YouTube. Por meio da plataforma, o político ganhava recursos financeiros com a monetização das gravações.
O colegiado também decidiu incluir novas denúncias em representação, que serão analisadas pela mesa diretora e Comissão de Justiça da Casa.
No dia 5/4, o Conselho de Ética da Câmara aprovou a abertura do processo de cassação contra Gabriel. Agora, com a definição da relatoria, novos passos serão definidos pelo grupo. As denúncias e provas serão avaliadas pelo colegiado.
Caso decidam pelo prosseguimento do processo de cassação, o caso será encaminhado para a mesa diretora da Casa. Para ele ser cassado, são necessários 34 votos favoráveis por parte dos vereadores do Rio.