Gabriel Galípolo e Ailton Santos são nomeados diretores do Banco Central
Indicados por Lula ao BC, Galípolo e Santos foram aprovados no Senado. Com a nomeação, os dois podem participar da próxima reunião do Copom
atualizado
Compartilhar notícia
Gabriel Galípolo e Ailton Santos foram nomeados como diretores do Banco Central (BC) nesta sexta-feira (7/7). Os dois tiveram os nomes publicados no Diário Oficial da União (DOU), com mandato até 28 de fevereiro de 2027.
Ex-secretário-executivo do ministro Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda, Galípolo assume a diretoria de Política Monetária, enquanto Santos, servidor de carreira do BC, chefiará a Diretoria de Fiscalização.
Os dois foram nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aprovados pelo Senado Federal na última terça-feira (4/7). Com a nomeação, Galípolo e Santos estão aptos a participar da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, em 1º de agosto.
Sabatina no Senado
Galípolo recebeu 39 votos favoráveis de senadores e dois contrários. Houve uma abstenção. Ele assume a chefia de Política Monetária do BC, uma das mais estratégicas da instituição. O ex-número 2 de Haddad terá a tarefa de fortalecer a aproximação entre o governo e a autoridade monetária.
Já o servidor Ailton de Aquino foi aprovado com 42 votos favoráveis e 10 contrários, além de uma abstenção. Ele vai comandar a Diretoria de Fiscalização e será o primeiro homem negro a assumir uma diretoria no órgão.