metropoles.com

Gabinete de Moraes divulga “retrospectiva” de resposta do STF ao 8/1

Até o momento, 898 réus foram responsabilizados criminalmente pelos atos. Foi arrecadado ainda com acordos um total de R$ 1,7 mihão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
STF áudio presidente ministro Alexandre de Moraes
1 de 1 STF áudio presidente ministro Alexandre de Moraes - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>

O gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou dados sobre os dois anos de atuação após os atos de 8 de janeiro, quando os prédios dos Três Poderes foram depredados por manifestantes que tinham a intenção de tirar do poder o presidente eleito nas urnas em 2022.

Nesse período, 898 réus foram responsabilizados criminalmente pelos atos, como executores ou incitadores. Entre eles, 371 tiveram condenações criminais com penas privativas de liberdade e 527 fecharam Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) com aplicação de penas alternativas. Foi arrecadado com os acordos um total de R$ 1,7 milhão.

Entre as condenações, 225 foram por crimes considerados graves; 146 por crimes simples e os acordos que demandam confissão. Em um total de 898 responsabilizações. As penas variaram de 3 anos a 17 anos e 6 meses. Entre os investigados, cinco foram absolvidos.

Foram instaurados 15 inquéritos e 893 ações com peticionamento eletrônico. Foram oferecidas 1.659 denúncias pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Hoje, 107 estão em fase de recebimento; 485 investigações estão em andamento e 34 foram arquivadas por ausência de justa causa.

Crimes graves e simples

São considerados crimes graves a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa armada; e deterioração de patrimônio tombado. Crimes simples são incitação e associação criminosa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?