Gabaritos oficiais do Enem serão divulgados nesta terça-feira (14/11)
Inicialmente, a previsão era de que o resultados do Exame Nacional do Ensino Médio fossem divulgados apenas em 24 de novembro
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite deste domingo (12/11), que a divulgação do gabaritos oficiais das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi antecipada para esta terça-feira (14/11).
Inicialmente, a previsão era de que o resultados das questões fosse divulgado apenas em 24 de novembro.
“O Inep vai antecipar, por volta das 19h, a divulgação do gabarito oficial das provas, tanto do dia 5 como do dia 12”, antecipou o ministro.
O Enem finalizou a última etapa do ano neste domingo. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos nesta edição, 38,1 mil deles tendo solicitado atendimento especializado.
Só no segundo dia de prova, estiveram presentes mais de 68% de inscritos, número que corresponde a mais de 2,6 milhões de alunos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta noite.
O número de ausentes no segundo dia do Enem, contudo, aumentou em relação ao ano passado. Em 2023, 1,2 milhão de estudantes faltou as provas, 139 mil a mais do que em 2022.
No total, estudantes de 1.750 municípios, em 9,3 mil locais de prova, realizaram o exame. Neste segundo dia de exame, foram 2.217 candidatos eliminados, e 859 pessoas reportaram problemas logísticos.
Reaplicação
Participantes afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas podem solicitar a reaplicação do exame.
O prazo para solicitar a reaplicação da prova começa nesta segunda-feira (13/11) e vai até sexta-feira (17/11). Os candidatos devem fazer o requerimento pela Página do Participante Enem.
As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
O Enem tem como objetivo a avalição do desempenho estudantil, e possibilita o ingresso em diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo país, além de ser usado como critério de seleção no Programa Universidade para Todos (ProUni).
O exame foi criado em 1998, e as provas são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A prova testou os conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e exatas, neste domingo (12/11). Foram, no total, 90 questões.
No último domingo (5/11), o exame englobou a área de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.