G20: veja países que já aderiram à aliança de Lula contra a fome
A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza é uma das prioridades da presidência no Brasil no G20. Expectativa é ultrapassar 100 integrantes
atualizado
Compartilhar notícia
A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa da presidência brasileira no G20, tem 18 países que já aderiram formalmente à proposta e outros 29 que estão em processo de adesão.
O programa encabeçado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne nações, instituições financeiras e outras entidades com o objetivo de erradicar a fome e a pobreza no mundo. A ideia é que a aliança fomente políticas públicas que possam ser replicadas em diferentes países.
Em julho, o governo fez o pré-lançamento da aliança e, desde então, países interessados podem aderir à iniciativa. A lista final de integrantes deve ser divulgada apenas durante a cúpula do G20, mas o Metrópoles apurou que além do Brasil, Bangladesh, Paraguai, Noruega e Alemanha, além da União Africana e a União Europeia já formalizaram o compromisso de contribuir com o programa.
Na última semana, em conversa com Lula, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou a decisão do país de aderir à aliança. O político americano virá ao Brasil para participar da reunião de líderes, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Entre as entidades que confirmaram a adesão estão a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Câmara de Comércio Internacional, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação Rockefeller.
Outros 66 países já manifestaram o interesse em aderir à aliança. A expectativa é que a iniciativa reúna mais de 100 nações e entidades.