metropoles.com

G20: veja países que já aderiram à aliança de Lula contra a fome

A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza é uma das prioridades da presidência no Brasil no G20. Expectativa é ultrapassar 100 integrantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida de fundo azul com símbolo da ONU e Lula à frente discursando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de fundo azul com símbolo da ONU e Lula à frente discursando - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa da presidência brasileira no G20, tem 18 países que já aderiram formalmente à proposta e outros 29 que estão em processo de adesão.

O programa encabeçado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne nações, instituições financeiras e outras entidades com o objetivo de erradicar a fome e a pobreza no mundo. A ideia é que a aliança fomente políticas públicas que possam ser replicadas em diferentes países.

Em julho, o governo fez o pré-lançamento da aliança e, desde então, países interessados podem aderir à iniciativa. A lista final de integrantes deve ser divulgada apenas durante a cúpula do G20, mas o Metrópoles apurou que além do Brasil, Bangladesh, Paraguai, Noruega e Alemanha, além da União Africana e a União Europeia já formalizaram o compromisso de contribuir com o programa.

Na última semana, em conversa com Lula, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou a decisão do país de aderir à aliança. O político americano virá ao Brasil para participar da reunião de líderes, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Entre as entidades que confirmaram a adesão estão a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Câmara de Comércio Internacional, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação Rockefeller.

Outros 66 países já manifestaram o interesse em aderir à aliança. A expectativa é que a iniciativa reúna mais de 100 nações e entidades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?