metropoles.com

G20: TCU apura uso de verba pública em festival da Aliança Contra Fome

Corte foi provocada por deputado federal. Festival de música ocorrido durante o G20, no Rio, recebeu cerca de 30 atrações artísticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Pereira/ G20
Imagem colorida do cantor Zeca Pagodinho se apresenta no palco do G20 Social na Praca Maua .
1 de 1 Imagem colorida do cantor Zeca Pagodinho se apresenta no palco do G20 Social na Praca Maua . - Foto: Rafael Pereira/ G20

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um procedimento para apurar o uso de recursos públicos no festival Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza, realizado no contexto da reunião do G20, no Rio de Janeiro.

A apuração atende a uma solicitação do deputado federal Sanderson (PL-RS). O parlamentar questiona o interesse público do uso das verbas para a realização do evento.

“Em um momento tão difícil, crise econômica (…) e a dona Janja da Silva gastar R$ 33 milhões em uma festa em que nem se sabe qual é o interesse público, porque ela não tem compromisso nenhum com a responsabilidade pública”, afirmou em um vídeo que divulgou sobre o assunto.

Os valores empenhados para viabilizar as apresentações musicais do festival teriam partido de empresas públicas como Petrobras e Itapu. O evento foi realizado na Praça Mauá, zona central do Rio.

Foram anunciadas 30 atrações culturais. Entre os nomes de artistas que se apresentaram estavam: Seu Jorge, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho e Maria Rita.

O TCU confirmou ao Metrópoles ter localizado dois processos que tratam do tema. O questionamento do parlamentar Sanderson está sob a relatoria do ministro Jorge Oliveira.

O outro procedimento foi provocado pelo deputado federal Gustavo Gayer. A reportagem pediu acesso aos procedimentos, mas a corte negou.  “Ainda não há decisão do Tribunal nos processos. Os documentos não estão públicos no momento.”

O G20 é um fórum internacional que reúne os líderes das 20 maiores economias do mundo. Neste ano, o colegiado é presidido pelo Brasil. Um dos destaques do encontro, que se encerra na terça-feira (19/11), foi o lançamento da Aliança Contra a Fome, uma iniciativa do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?