metropoles.com

G20: Lula se reúne com Erdogan e príncipe saudita; veja agenda

Presidente brasileiro chegou a Nova Delhi na sexta-feira (8/9) e cúpula do G20 começa neste sábado (9/9). Brasil presidirá o bloco até 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de Lula em frente à avião da FAB - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula em frente à avião da FAB - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, neste sábado (9/9), da 18ª Reunião de Cúpula do G20 em Nova Dheli, na Índia. Às margens do evento, no qual receberá do país anfitrião a presidência do grupo pela primeira vez na história, o mandatário terá agendas bilaterais com líderes asiáticos e europeus.

Segundo a programação prevista para o fim de semana, Lula se reunirá pela primeira vez com dois líderes asiáticos: o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que permanece no poder do país há duas décadas; e com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman.

O líder saudita é o mesmo que presenteou, em 2021, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) com joias milionárias. As peças, avaliadas em R$ 16,5 milhões, foram trazidas ilegalmente ao Brasil. O caso é investigado pela Polícia Federal.

Em junho, Lula participaria de jantar com o príncipe herdeiro durante viagem a Paris, na França, mas agenda acabou cancelada em razão da agenda extensa.

Também estão previstas duas bilaterais com europeus com quem Lula já se encontrou anteriormente. São eles Emmanuel Macron, da França – eles se encontraram em junho, durante viagem do petista a Paris; e com o premiê holandês Mark Rutte, que esteve em Brasília em maio.

3 imagens
Vice-presidente Geraldo Alckmin assume presidência durante viagens de Lula ao exterior
Alckmin responde pelo governo durante viagem de Lula
1 de 3

Lula embarcou para a Índia logo após a solenidade de 7 de setembro

Ricardo Stuckert/PR
2 de 3

Vice-presidente Geraldo Alckmin assume presidência durante viagens de Lula ao exterior

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Alckmin responde pelo governo durante viagem de Lula

Hugo Barreto/Metrópoles

Veja a programação completa:

Neste sábado (9/9), Lula participará de duas reuniões temáticas do G20. A primeira será o painel “Um Planeta”, voltado para temas ligados ao desenvolvimento sustentável, transição energética, mudanças climáticas, preservação ambiental e emissões de carbono.

No início da tarde, o presidente brasileiro se reunirá com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, às 13h30. Em seguida, terá uma agenda bilateral com Mohammad bin Salman, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino da Arábia Saudita.

A segunda, o painel “Uma Família”, pautará temas como crescimento inclusivo, progresso nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), educação, saúde e desenvolvimento liderado por mulheres.

O petista também estará na Cerimônia de Lançamento da Aliança Global de Biocombustíveis (GBA), com líderes de outros países-membro do grupo, como África do Sul, Argentina, Emirados Árabes Unidos, EUA, Índia, Itália e Ilhas Maurício; além dos convidados Bangladesh, Canadá e Singapura.

No domingo (10/9), Lula estará na terceira sessão da cúpula, intitulada “Um Futuro”, painel que terá como temas transformações tecnológicas, infraestrutura pública digital, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego.

Antes do encerramento da Cúpula, o mandatário brasileiro terá uma nova agenda com o presidente da França,  Emmanuel Macron.

Na sequência, haverá a cerimônia de transferência da presidência do G20, da Índia para o Brasil. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, irá apresentar um balanço sobre a gestão da Índia em 2023. O presidente Lula será responsável por encerrar o evento.

No discurso, ele apresentará os temas e as expectativas para o mandato do Brasil em 2024. Como informou o Metrópoles, mandatário deve enfatizar agendas ligadas aos seguintes temas:

  • Mudanças na governança global;
  • Combate à fome e desigualdade;
  • Contenção das mudanças climáticas; e
  • Participação da sociedade civil em agendas do bloco.

Após a solenidade, Lula terá uma reunião com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, e dará uma coletiva de imprensa, antes de retornar a Brasília.

Agenda internacional de Lula

O presidente brasileiro embarca para o Brasil na madrugada de segunda-feira (11/9), mas não ficará muito tempo em solo brasileiro.

No próximo dia 15 de setembro, Lula embarca para Cuba, onde participará de uma cúpula de países em desenvolvimento, o G77, e segue, no dia seguinte, para os Estados Unidos, onde participará, em 19 de setembro, da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Trata-se do evento anual de mais importância da ONU e Lula vê o evento como oportunidade para conseguir algo concreto em sua agenda focada na “nova governança global”.

O conceito representa a busca por organismos multilaterais mais equilibrados e inclusivos, em especial pela integração do chamado Sul Global. Ou seja, uma reforma do contexto global marcado pela hegemonia dos Estados Unidos e da Europa Ocidental.

Além disso, a liderança brasileira no G20 se ampara na expansão do Brics – anteriormente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, que ampliará o peso do Sul Global na agenda diplomática ao incluir seis novos membros: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Egito, Irã e Etiópia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?