metropoles.com

Fux assegura direito ao silêncio a José Rainha em CPI do MST

Nessa segunda-feira (31/7), a defesa de Rainha afirmou que ele teria “justo e firmado receio” em depor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ministro Luiz fux aponta para cima durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem
1 de 1 ministro Luiz fux aponta para cima durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (1º/8) que José Rainha Junior, líder da Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade (FNL), compareça à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas com direito de permanecer em silêncio. Sua oitiva está marcada para quinta-feira (3/8).

Nessa segunda-feira (31/7), a defesa de Rainha afirmou que ele teria “justo e firmado receio” em depor pois responde a um processo criminal que “abrange fatos” relacionados a temas da CPI. Além disso, segundo os advogados, há “evidências concretas” de que Rainha seria ouvido como investigado, o que não é o previsto na convocação.

A expectativa é de que parlamentares questionem o depoente sobre ocupações e invasões de terras, numa ofensiva da oposição para ligar possíveis irregularidades dos movimentos ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O líder da FNL foi preso suspeito de extorquir donos de fazendas em março, no interior de São Paulo. Na ocasião, o movimento afirmou tratar-se de perseguição política. A base governista reclamou da convocação, alegando que a Frente Nacional de Lutas não faz parte do escopo do colegiado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?