Futuro ministro quer abrir Alcântara para satélites estrangeiros
Temer já havia retomado negociações de um acordo com os Estados Unidos para uso compartilhado da base localizada no Maranhão
atualizado
Compartilhar notícia
O futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, sugeriu nesta quinta-feira (22/11) a criação de convênios que autorizem o uso da Base de Alcântara para o lançamento de satélites por estrangeiros. Michel Temer já havia retomado negociações de um acordo com os Estados Unidos com intuito de compartilhar o uso da instalação localizada no Maranhão. A informação é do jornal O Globo.
Azevedo e Silva afirmou que a proposta carece de mais discussão. “Eu tenho de me aprofundar um pouquinho mais. É uma opinião que aquilo lá pode ser autossustentável. É bom para gente, é bom para quem requisitar aquilo. A ideia é mais ou menos essa”, disse o general.
O militar da reserva salientou: “Não é base militar americana. É pra quem se dispor a usar, para lançar satélites”. Ele ainda comentou que sempre focou no Exército, mas agora precisará saber dos temas da Força Aérea e da Marinha.
Ainda segundo a reportagem, em junho, o atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, falou sobre o interesse da gestão Temer de impulsionar o programa espacial brasileiro e permitir o lançamento de satélites a partir de Alcântara. Segundo o ministro, a maioria dos foguetes e satélites carrega tecnologia norte-americana. Por isso, um acordo com o país seria fundamental para viabilizar lançamentos no Maranhão.