metropoles.com

Funeral de vítimas do coronavírus deve ser com caixão lacrado

Anvisa alerta para risco de contaminação no manuseio de cadáveres. Hospitais, funerárias e velórios devem seguir regras de segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Especial para o Metrópoles
Custo serviços funerários
1 de 1 Custo serviços funerários - Foto: Andre Borges/Especial para o Metrópoles

Com o aumento das mortes no Brasil em decorrência da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, regras sanitárias nos funerais passaram a ser mais rigorosas.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina as normas que devem ser seguidas nos hospitais, nas funerárias e nos velórios.

Atualmente, a principal delas é a obrigatoriedade de o velório ser realizado com caixão lacrado. A regra foi criada para evitar contaminações. “Recomenda-se que o caixão seja mantido fechado durante o funeral para evitar contato físico com o corpo”, frisa nota técnica.

A Anvisa classificou como elevado o risco de contaminação no manejo dos cadáveres das vítimas da Covid-19.

No linguajar médico, o risco biológico é de classe 3, numa escala que vai até 4. Nesse caso, o agente apresenta risco grave para o manipulador e moderado para a comunidade, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As vítimas sepultadas em São Paulo, por exemplo, seguiram normas estaduais. Na capital federal, os cemitérios não poderão realizar velórios. O protocolo da Secretaria de Saúde determina a cremação.

Em linhas gerais, a Anvisa indica colocar o cadáver em dupla embalagem impermeável e à prova de vazamento. As autópsias devem ser evitadas.

“Todos os profissionais que tiverem contato com o cadáver devem usar gorro, óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental impermeável e luvas”, obriga a agência.

Equipamentos, como macas e utensílios médio-hospitalares  devem ser desinfetados com álcool 70% ou produto similar.

Nas funerárias
Apesar da determinação da Secretaria de Saúde do DF, a Anvisa não obriga a cremação. A única proibição é o embalsamento.

As principais recomendações são: evitar contato com o corpo, desinfetar áreas em que ocorrer o manuseio e uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais.

Nos velórios, é indicado evitar aglomerações, contato físico com o cadáver e com os participantes da cerimônia e pessoas do grupo de risco (idosos e doentes crônicos) não devem ir a funerais.

Na cerimônia, é obrigatória a disponibilização de álcool em gel, água e sabão para a higienização das mãos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?