metropoles.com

Fundo ligado a ACM Neto planeja condomínio de luxo e ameaça área na BA

Terreno de 319 hectares onde serão realizadas obras fica acima de falésias entre Arraial d’Ajuda e Trancoso. Condomínio ameaça meio ambiente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Tripadvisor
Praia Lagoa Azul localizada em Arraial D´Ajuda - Metrópoles
1 de 1 Praia Lagoa Azul localizada em Arraial D´Ajuda - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Tripadvisor

Localizado entre os distritos de Arraial d´Ajuda e Trancoso, em Porto Seguro, na Bahia, o Parque Municipal da Lagoa Azul ainda se mantém preservado. O local chama a atenção por sua beleza, com uma lagoa azul emoldurada por falésias em uma praia. Agora, o local é ameaçado pela construção de um residencial de luxo ligado ao ex-prefeito de Salvador e ex-deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto. As informações são da Agência Pública.

ACM Neto é um dos cotistas do Praia do Castelo Fundo de Investimento Imobiliário, responsável pelo empreendimento de mil unidades residenciais, que será erguido sobre as falésias que cercam a Praia de Lagoa Azul.

Conforme a Agência Pública noticiou, o local vem passando por mudanças nas últimas duas décadas. Resorts foram sendo erguidos substituindo a vegetação, a erosão vem aos poucos reduzindo a superfície e a coloração das falésias, e desvios do rio que vertia entre as encostas foram diminuindo a superfície da lagoa.

De acordo com a reportagem, um estudo publicado em 2023, contratado pela Prefeitura de Porto Seguro, analisou e descobriu a necessidade da criação de uma unidade de conservação no local, com o fim de preservar a fauna e a natureza da região.

A Praia do Castelo Fundo de Investimento Imobiliário tem planos para construir helipontos, elevadores panorâmicos e clubes de esportes na área.

319 campos de futebol

O terreno de 319 hectares, equivalente a cerca de 319 campos de futebol, onde serão feitas as obras, foi adquirido em 2022, por um valor de R$ 140 milhões, pelo Praia do Castelo Fundo de Investimento Imobiliário, empresa responsável pelo empreendimento.

Entre os cotistas está ACM Neto, atualmente secretário-geral do União Brasil.

A comunidade e a população do local temem, também, que o empreendimento possa limitar o acesso às praias. Com o início das obras, barreiras foram instaladas provocando protestos dos trabalhadores que dependem do turismo para sustentar a família.

Procurada pela Agência Pública, a Prefeitura de Porto Seguro explicou que “o relatório e o estudo completo estão sendo analisados pela Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal em conjunto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e técnicos da empresa que elaborou o estudo”.

A assessoria de ACM Neto pediu à Agência Pública que procurasse o Praia do Castelo Fundo de Investimento Imobiliário. Já a empresa relatou que cumpre as obrigações operacionais e regulatórias.

Além disso, Ricardo Carneiro, gestor do Praia do Castelo, informou para a Agência Pública que “estudos arqueológicos já foram contratados e as pesquisas em campo estão em andamento através de equipes especializadas”. A assessoria de imprensa de ACM Neto orientou a reportagem a procurar Carneiro.

As praias de Taípe e Lagoa Azul são das últimas áreas do litoral de Porto Seguro, sem proteção ambiental, que ainda não foram totalmente tomadas por hotéis, resorts e pousadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?