metropoles.com

Funcionários da Eletrobras entram em greve contra privatização

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários, a adesão é de 70% dos trabalhadores e a paralisação deve ocorrer por 72 horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILTON JUNIOR/ESTADÃO
eletrobras-840×5772
1 de 1 eletrobras-840×5772 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Funcionários da Eletrobras em todo o país cruzaram os braços nesta terça-feira (15/6) em protesto contra a privatização da empresa e o descumprimento de cláusulas do acordo coletivo de trabalho (ACT).

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários, a adesão é de 70% dos trabalhadores. A greve deve ocorrer por 72 horas.  A manifestação começou à 0h desta terça.

O agendamento da Medida Provisória (MP) 1.031/2021, que busca o fim do controle político da companhia, é a principal crítica dos trabalhadores, que temem demissões em massa.

Segundo o sindicato, mais de mil colaboradores já foram mandados embora desde o ano passado com o anúncio de desestatização da Eletrobras. “Até o presidente da empresa já declarou nesta semana que vão ter novas demissões em breve”, afirmou a organização ao Metrópoles.

A MP foi apresentada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e por seus ministros ao Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, ela recebeu 313 votos a favor, ante 166 contra.

Nesta manhã, o Senado se reuniu em audiência pública para debater a medida, com participação do ex-ministro de Minas e Energia Nelson Hubner Moreira e o ex-presidente da Chesf Mozart Bandeira Arnaud.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?