metropoles.com

Funcionária de UBS teria desviado lote de vacinas no interior de SP

Ela foi afastada preventivamente de posto de saúde em Santa Isabel, onde ao menos 4 pessoas foram imunizadas indevidamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Pessoa é vacinada contra Covid-19 no Brasil
1 de 1 Pessoa é vacinada contra Covid-19 no Brasil - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo recebeu a denúncia de que uma funcionária de um posto de saúde em Santa Isabel, na Região Metropolitana de São Paulo, teria desviado um lote de vacinas contra a Covid-19.

Segundo a denúncia, a mulher trabalhava na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Francisco Pedreira Ribeiro (conhecida como UBS 2 da avenida Brasil). Ao menos quatro pessoas teriam tomado a vacina contra o novo coronavirus indevidamente.

A prefeitura de Santa Isabel informa que instaurou sindicância para apurar a denúncia e notificou a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco, que administra o posto de saúde. Além disso, a funcionária foi afastada do trabalho preventivamente até o esclarecimento da acusação.

O governo local teve que interromper a imunização na segunda-feira (22/2) por falta de doses de imunizante. De acordo com nota da prefeitura, “o último lote de imunizantes recebido pelo município foi no dia 9 de fevereiro e não foi informado pelo Ministério da Saúde e nem pelo Governo do estado quando será entregue nova remessa”.

Desviar vacinas é crime

Segundo o Ministério Público Federal, ao desviar um bem público que tem destinação pré-definida, como as vacinas, o responsável pelo desvio “desrespeita os princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e da lealdade às instituições, podendo ser punido não só criminalmente, mas também com a obrigação de ressarcir todo o valor correspondente às vacinas desviadas”.

O desvio de vacinas, por qualquer agente público, para finalidades não previstas pelas autoridades sanitárias pode configurar crime de peculato, com pena de até 12 anos de prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?