metropoles.com

Fumaça que cobre o Brasil é registrada por satélite da Nasa; veja

Ondas de incêndios criaram uma trilha de fumaça sobre o país nas últimas semanas. Confira as imagens capturadas pelo satélite DSCOVR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DSCVR/Nasa
Planeta terra
1 de 1 Planeta terra - Foto: DSCVR/Nasa

O Brasil continua a ser atingido por uma densa nuvem de fumaça, resultante de uma série de incêndios, que também afetou outros países da América do Sul. A extensão do fenômeno pode ser vista do espaço, a mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, por meio do satélite Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) da Nasa.

As imagens mostram a fumaça acumulada no noroeste do país, formando uma coluna que desce até o litoral de São Paulo e se estende pelo oceano Atlântico. As informações são do O Globo.

Confira:

3 imagens
Brasil com fumaça
As imagens mostram a fumaça acumulada no noroeste do país
1 de 3

Imagens capturadas pelo satélita

DSCVR/Nasa
2 de 3

Brasil com fumaça

DSCVR/Nasa
3 de 3

As imagens mostram a fumaça acumulada no noroeste do país

O satélite DSCOVR está posicionado no ponto de Lagrange 1 (L1), a mais de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, entre o nosso planeta e o Sol.

As queimadas intensas afetam cidades do norte e do sul, agravando a onda de calor da semana. A Amazônia sofre com os incêndios e a fumaça também atinge o Sul e o Sudeste. No último fim de semana, foram registrados 7.028 focos de calor no país, de acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O DSCOVR é equipado com diversos instrumentos, como o Magnetômetro (MAG) e o Plasma Wave Instrument (PWI), capazes de medir o campo magnético e as partículas carregadas no vento solar.

Os dados coletados pelo satélite ajudam a prever tempestades solares e eventos espaciais que podem afetar comunicações e sistemas de navegação na Terra, além de monitorar mudanças climáticas e o crescimento da vegetação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?