metropoles.com

Fumaça das queimadas na Amazônia chega novamente ao Sul do Brasil

Só no mês de agosto, a Amazônia registrou 38.266 queimadas. Número é 120% maior do que o do mesmo período do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Ibama
Imagem colorida de queimada na Amazônia
1 de 1 Imagem colorida de queimada na Amazônia - Foto: Ibama

A fumaça das queimadas na Amazônia deve atingir o Rio Grande do Sul novamente entre esta terça (3/9) e quarta-feira (4/9).

De acordo com informações da Metsul Meteorologia, ventos quentes vindo do Norte do país estão trazendo o ar poluído para o estado gaúcho.

“O corredor de fumaça que há vários dias atua na América do Sul percorre milhares de quilômetros e abrange uma área que vai da região amazônica até o Rio Grande do Sul, passando pelos territórios da Bolívia, Paraguai e o Nordeste da Argentina”, explica a Metsul.

Após alcançar o Rio Grande do Sul, o corredor de fumaça deve seguir para o Oceano Atlântico, voltar ao Norte e depois atingir estados do Sudeste, como Espírito Santo, Rio de Janeiro e parte de São Paulo.

Origem da fumaça

A fumaça está partindo do Sul da Amazônia, que inclui o estado do Amazonas, Bolívia e Rondônia. A região é chamada de “arco do desmatamento”.

O fenômeno conhecido como “corrente de jato”, um corredor de vento em baixas altitudes, é o que vem facilitando a migração da fumaça do Norte ao Sul do Brasil.

Na Amazônia, a fumaça fica mais próxima ao solo e causa problemas respiratórios. Já no Sul, ela permanece suspensa na atmosfera, deixando o céu mais acinzentado.

Amazônia têm pior agosto desde 2010

O mês de agosto deste ano terminou com 38.266 queimadas na Amazônia. Em 2010, houve 45 mil focos de calor no bioma e desde então, os números não chegavam a este patamar, conforme o monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O acompanhamento foi iniciado em junho de 1998.

Em agosto do ano passado houve 17.373 queimadas na Amazônia. Na comparação com o que aconteceu no ano passado significa um aumento de 120%.

Entre domingo (1º/9) e segunda-feira (2/9), 3.432 focos de calor foram registrados no bioma.

A área consumida pelo fogo na Amazônia de 1º de janeiro até o dia 27 agosto equivale a 49,19 quilômetros quadrados. É uma área maior do que a do estado do Rio de Janeiro, que tem 43,69 quilômetros quadrados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?