metropoles.com

Fugini recebe autorização da Anvisa para voltar a vender alimentos

Empresa estava proibida de vender e produzir alimentos após inspeção da agência identificar falhas graves de fabricação ligadas à higiene

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Redes sociais
Imagem mostra produtos da marca fugini, alvo de suspensão da anvisa - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra produtos da marca fugini, alvo de suspensão da anvisa - Metrópoles - Foto: Reprodução / Redes sociais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a empresa Fugini a comercializar itens alimentícios produzidos após 27 de março, à exceção daqueles com componentes alergênicos. A venda de alimentos da companhia, do grupo Fugita, foi suspensa no fim do mês passado, após a constatação de que um ingrediente utilizado na composição estava vencido.

A empresa se destaca pela produção de molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostarda. Segundo a agência sanitária, a companhia apresentou a documentação necessária e fez reestruturações na sede para reiniciar a fabricação de produtos.

Anvisa suspende venda e determina recolhimento de maionese com matéria-prima vencida

“Manter a suspensão de fabricação apenas para produtos que contenham os principais alimentos que causam alergias alimentares ou aqueles que sejam derivados desses, e manter a suspensão de distribuição, comercialização e uso dos produtos acabados em estoque da empresa fabricados até o dia 27/3/2023, e também das polpas de tomate fabricadas ou adquiridas até essa data”, diz o texto da Anvisa.

No fim de março, a agência determinou o recolhimento de lotes de maionese da marca, bem como a suspensão da produção e venda de todos os produtos alimentícios comercializados pela Fugini. A medida preventiva foi adotada após a realização de uma inspeção sanitária que encontrou falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene.

A fiscalização também identificou irregularidades na qualidade e segurança das matérias-primas, no controle de pragas e na rastreabilidade. A suspensão foi estipulada até que a empresa adequasse o processo de fabricação dos produtos às boas práticas determinadas.

A alimentícia Fugini admitiu ter usado corante vencido na produção de um lote de maionese. No entanto, a indústria informou que o percentual da substância imprópria para consumo é pequeno.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?